As festas de fim de ano e férias estão chegando e já é preciso organizar a viagem, ainda mais se for com toda a família, inclusive o pet. O termo pet friendly está na moda e é usado de forma a confundir e pode gerar frustrações para quem espera uma coisa e ganha outra. Ao partir da realidade que nem todos os lugares que recebem pets estão realmente preparados, “é essencial prestar atenção e tomar cuidado com os diferentes níveis de hospedagens pet friendly. Atualmente identificamos 3 níveis de hospedagens: as que aceitam pets, as que são petfriendly e as que são feitas para os pets”, ressalta Ana Luiza Russo, palestrante e especialista em turismo pet friendly.
Para a especialista o “aceita pet” é o mais perigoso para todos os envolvidos. Nele, o estabelecimento permite pets só para não perder clientes; não entende de comportamento animal; não tem preparo para receber o público pet (sem comunicação, sinalização e segurança adequados); não sabe lidar com as demandas dos tutores; existem conflitos frequentes entre clientes com e sem pets (o que deixa todos descontentes) e tem regras confusas ou excessivas, como por exemplo só recebem pets de pequenos portes, só no colo, etc
Em geral, as hospedagens trabalham com o público misto, ou seja, recebem clientes com e sem pets. No mundo ideal, deveriam estar preparados para isso; entender o público pet e ter comunicação, segurança e higienização adequados; ter uma equipe treinada para atender pets e resolver conflitos; ter regras claras, objetivas e amigáveis. Locais assim se enquadram no padrão “pet friendly”, onde os proprietários vão buscar esta profissionalização através de consultorias ou cursos específicos do mercado pet. Vale ressaltar que a maioria pet friendly são, na verdade, dog friendly, ou seja, recebem somente cachorros. “Neste nível, as empresas estão sempre se esforçando e se aperfeiçoando para receber com segurança, carinho e profissionalismo os públicos mistos, ampliando assim o seu leque de clientes”, diz Ana Luiza.
E, ainda tem o “feito para os pets, mas aceita humanos”. Hotéis e pousadas assim são bem nichados, são focados nas famílias multiespécies (compostas de humanos e pets de todos os tipos, raças e portes); o pet é o cliente principal e os humanos são os acompanhantes e tudo é pensado para o conforto, bem estar e segurança dos pets.
“Vale pesquisar muito sobre o estabelecimento antes de fechar a reserva, entrar nas redes sociais, tirar todas as dúvidas para evitar possíveis aborrecimentos durante a viagem. Perguntas básicas sobre segurança, acomodações e regras são essenciais”, sugere a especialista. Se tiver um selo pet friendly, melhor ainda. “Em algumas cidades como Socorro, por exemplo, os estabelecimentos passam por treinamento e recebem um selo pet friendly municipal atestando que estão aptos a receber os pets da melhor forma possível”, completa.
Villa Ayê – pousada boutique 100% petfriendly
Com o lema “o lugar onde as famílias multiespécies se encontram e se divertem com bem-estar, segurança e conforto”, um excelente exemplo de “feito para os pets, mas aceita humanos”, é a Villa Ayê – pousada boutique 100% petfriendly localizada na Estância Hidromineral de Socorro, no Circuito das Águas Paulista. Lá, o objetivo é proporcionar uma experiência única e confortável para todos os hóspedes, sejam eles humanos de todas as idades e pets de diferentes tipos, raças e portes.
Enquanto os humanos podem aproveitar a Área Zen, onde ficam os bangalôs, ofurô aquecido, piscina com hidromassagem e redário e os serviços como massagens e tratamentos terapêuticos e academia, os pets têm área verde para brincadeiras, piscina tratada com ozônio e com rampa e bordas antiderrapantes, playground, circuito agility com obstáculos, piscina de bolinhas, área de banho pet exclusiva, equipada com chuveiro quente, xampu neutro, rasqueadeira, soprador e secador, e café da manhã para eles.
Para garantir a comodidade e segurança, todas as janelas das acomodações são teladas e as varandas têm grades e portãozinho, além da pousada ser toda cercada e ter portão anti-fuga. Esses cuidados permitem que os pets tenham liberdade e fiquem soltos, sempre sob supervisão do tutor.
Com os pets elevados a hóspedes, eles recebem kit de boas-vindas com tapete higiênico, saquinho cata-caca, biscoitinho, bandana, cobre leito exclusivo, extensor de guia, toalha pet, comedouro, bebedouro, rampa de acesso à cama e colete salva-vidas (de alguns tamanhos).
95% do público da charmosa pousada boutique – no estilo rústico chic – são cães, mas estão preparados para receber gatos, pássaros, porquinhos da índia, furões, calopsitas, iguanas, tartarugas, etc.
Villa Ayê – Franquias – A Villa Ayê é o update do Chalés Santa Catarina, inaugurado em 2015, na cidade de Socorro, interior de São Paulo, aos pés da Serra da Mantiqueira. A charmosa pousada boutique – no estilo rústico chic – é um pequeno paraíso e dedica-se à vivência do hóspede, no caso os pets, e os humanos que os acompanham. Oferece serviços personalizados, tem infraestrutura bem pensada com opções de lazer especiais para os pets e que criam uma atmosfera exclusiva e aconchegante. O lema é “o lugar onde as famílias multiespécies se encontram e se divertem, com bem-estar, segurança e conforto”. O modelo de negócio é referência no segmento e se tornou a primeira rede de franquias de pousadas boutique 100% petfriendly do Brasil. A primeira unidade franqueada será na cidade de Campos do Jordão e a previsão de inauguração é no primeiro semestre de 2025.
Villa Ayê Pousada Boutique petfriendly / Ayê Franchising
Instagram – @villaaye.pousadapet / Instagram: @aye.franchising