O Dia dos Namorados continua a se destacar como uma data importante para o varejo brasileiro. Dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, revelam uma movimentação significativa nas vendas nos segmentos de beleza e brinquedos durante o período.

O mercado de produtos de beleza registrou um crescimento de 7,2% no Dia dos Namorados de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. Embora o peso das vendas de junho para o ano anterior tenha se mantido praticamente estável, representando 8% do total das vendas anuais – uma leve queda de 0,2 pontos percentuais em relação a 2022 – o mês continua sendo extremamente relevante, ocupando a quarta posição no ranking anual, logo após o período das vendas para o Dia das Mães. Na comparação entre categorias, maquiagem liderou o crescimento com um aumento de 11,6%, seguida pelas fragrâncias femininas com 7,7% e fragrâncias masculinas registrando 5,4% de crescimento.

Durante o mês de junho do ano passado, as categorias de fragrâncias femininas e masculinas ganharam destaque. As fragrâncias femininas, por exemplo, representaram 32,6% de todas as vendas do mês, 1 ponto percentual acima da média anual de 31,6%. As fragrâncias masculinas também mostraram um desempenho forte, representando 22,6% das vendas no mesmo período, 1,7 pontos percentuais acima da média anual de 20,9%.

Também no mesmo período, a venda de frascos de 30ml foi a que teve mais destaque entre as fragrâncias femininas e cresceu 17% em relação a junho do ano anterior, número 1,2 pontos percentuais acima da média anual. Já nas masculinas, a tendência é de embalagens de 100ml e 200ml, que registraram um aumento de 14%, cada, 2 pontos percentuais acima.

Os kits de perfume são produtos muito comercializados durante o Dia dos Namorados. O volume de vendas praticamente empata com o Dia das Mães, datas que só ficam atrás do Natal. Em junho de 2023, os kits de perfume representaram 10,7% das vendas do mês, enquanto no restante do ano mantém uma média de 9%. Além disso, as vendas cresceram 6,3% se comparados ao ano de 2022.

Mercado de Brinquedos

As pelúcias são muito procuradas durante o período e fazem aquecer as vendas no mercado de brinquedos. Em 2023, na comparação entre as duas semanas que abrangem a data – entre os dias 5 e 18 de junho – com as duas semanas anteriores – entre 22 de maio e 04 de junho – as vendas de pelúcias cresceram 43%. Com isso, a supercategoria de pelúcias saltou duas posições, passando da 9ª para a 7ª posição no período, superando outras supercategorias como “Faz de Conta” e “Blocos de Montar”.

Os dados levantados pela Circana, reforçam a importância do Dia dos Namorados para o varejo, em especial nos segmentos de brinquedos e beleza, destacando a preferência dos consumidores por presentes especiais nessa data comemorativa.

 

Sobre a Circana

A Circana é uma empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo. A companhia conta com a Liquid Data®, uma exclusiva plataforma de dados que atualmente é a mais avançada do mundo para monitorar o comportamento do consumidor. Dessa forma, a Circana proporciona aos seus clientes ampla eficiência de entendimento de mercado e permite decisões melhores e mais assertivas. Com profundo conhecimento especializado e entendimento por completo do consumidor, a companhia transforma a complexidade em clareza e oferece dados que ajudam cerca de 7 mil das principais marcas e varejistas do mundo a agirem estrategicamente e impulsionarem seus negócios. Saiba mais em www.circana.com.