A maquiagem é uma forma de expressão artística que tem sido associada às mulheres há séculos. No entanto, atualmente, vemos um movimento ascendente em relação à participação masculina no setor de beleza. No Brasil, o número de franquias de beleza, direcionadas ao segmento de maquiagem, segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Frachising – foi o que mais cresceu, com um aumento de 12,4%.
Esses números refletem uma mudança cultural mais ampla, na qual os homens estão cada vez mais assumindo a sua liberdade de expressão e desafiando os papéis tradicionais de gênero. A expansão do setor é impulsionada por diversos fatores – como a popularização de redes sociais e influenciadores digitais – que estão ajudando a quebrar os tabus sobre maquiagem masculina.
Além disso, o mercado de produtos de beleza está se tornando mais amplo e acessível e, além da oferta de produtos específicos para esse público, vem sentindo também a ocupação de espaços antes exclusivo das mulheres.
O maquiador Alê Gomes, que trabalha há 20 anos na área, é um exemplo da crescente participação masculina no setor de beleza. Ele é especialista em makes de carnaval, noivas e debutantes e conta que entrou no ramo através de um amigo, que o convidou para maquiar em um evento.
“Eu sempre gostei de maquiagem e quando o meu amigo me chamou para ajudar, eu me apaixonei pela profissão”, diz Alê. “Eu vejo que no início dos anos 80, os homens começaram a assumir um papel no mundo da maquiagem. Mas, ainda assim, sinto que existe uma certa restrição quanto a profissionais masculinos.”
Apesar dos avanços, os profissionais ainda enfrentam desafios. “Passei por situações difíceis, como na pandemia, que foram dois anos praticamente sem trabalhos, dado que não havia eventos ou comemorações. Mas, apesar de ter me afastado do mercado nesse período, me reergui e hoje sigo na carreira, com bastante sucesso”, conta.
Um dos fatores importantes para o sucesso na carreira de maquiador, segundo Alê, é o uso de produtos de qualidade. “É essencial ter bons produtos para criar looks bonitos e duradouros”, afirma. Nesse cenário, redes como a Espaço Make, que oferece maquiagens multimarcas a preços acessíveis, têm se destacado cada vez mais.
“A Espaço Make é uma ótima opção para maquiadores masculinos que estão começando a carreira”, diz Alê. “A franquia oferece uma variedade de produtos de qualidade, a preços acessíveis, que permitem que os profissionais criem looks incríveis.”
A fundadora da rede, Kelly Nogueira, reforça que é fundamental que empreendimentos como o seu concedam espaço para os profissionais que atuam no setor. “Acho fundamental termos diversidade, tanto em nossos quiosques, quanto na equipe por trás das franquias”, pontua. “A crescente participação masculina no setor de beleza é um sinal de que a sociedade está evoluindo e se tornando mais inclusiva”, finaliza.
Mesmo com estigmas enraizados, a expectativa é que o número de maquiadores e outros profissionais masculinos do setor da beleza, cresçam cada vez mais. Oferecer oportunidades e valorizar o trabalho destes profissionais são fatores que contribuem para um mercado diversificado e sem preconceitos.
Sobre a Espaço Make:
Com o seu slogan “Porque chique é pagar pouco”, a rede, fundada com a chegada da pandemia da Covid 19, ganha notoriedade no mercado, sendo a franquia de makes que mais cresce no país em seu segmento. Oferecendo maquiagens multimarcas que custam a partir de R$ 10,00, a rede possui 30 unidades em operação espalhadas em todo o território nacional. Investimento inicial total: a partir de R$120 mil (já com taxa de franquia no modelo quiosque), faturamento médio mensal a partir de R$50 mil e payback a partir do 12° mês. Saiba mais em: https://espacomakefranquia.com.br/