A Nanox, empresa pioneira no desenvolvimento de nanotecnologia focada em inovação e sustentabilidade para a cadeia produtiva global, é atualmente uma das maiores referências mundiais no controle microbiológico seguro para superfícies e materiais dos mais diversos mercados. Fundada em 2004, por Gustavo Pagotto e Daniel Minozzi, a empresa vive em 2024, 20 anos após sua criação, o melhor momento de sua história em faturamento, clientes e internacionalização.
Além do Brasil, a empresa encontra-se operando em diversos países espalhados pela América Latina, América do Norte e Europa. De acordo com o CEO e cofundador da Nanox, Gustavo Pagotto, a atuação da empresa em outros países aprimora a tecnologia da empresa e os estudos para o desenvolvimento e a criação de novas soluções.
“Quando decidimos que era hora de expandir internacionalmente, delimitamos como objetivo evoluir e aprimorar nossa tecnologia para que assim pudéssemos estar presentes e atuando nos mais diversos tipos de mercados, seja na Europa, América Latina, América do Norte ou até mesmo na Ásia. Nosso foco sempre foi inovar, ocupar lacunas existentes em todo o mundo e gerar soluções mais sustentáveis e seguras para, literalmente, todas as pessoas do mundo”, detalha o CEO.
Ainda segundo o CEO, a expansão pelo Globo também possibilita uma evolução no mercado nacional e internacional. “Crescer e atuar em novos mercados, nos possibilitada exportar para o mundo soluções e produtos desenvolvidos aqui no Brasil. Em contrapartida, conseguimos importar para o nosso país inovações desenvolvidas lá fora. É uma via de mão dupla onde todos ganham”, reforça Pagotto.
Surgimento da Nanox
A empresa foi idealizada e desenvolvida no meio acadêmico, surgindo como uma spin-off do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) da UFSCar, quando seus cofundadores ainda eram estudantes de Química da universidade. Naquele momento, juntos, tiveram a ideia de fundar uma empresa que pudesse prestar serviços para a sociedade a partir da inovação e do uso de nanotecnologia.
Foi assim que a Nanox surgiu, oferecendo soluções antimicrobianas com o objetivo de manter um controle microbiológico, visto que a existência de microrganismos prejudiciais à saúde humana é muito comum.
“Um estudo conduzido pela USP mostra que as doenças bacterianas foram as que mais mataram em todo o mundo no ano de 2019, sendo responsáveis por 13,6% da mortalidade mundial. Queremos seguir ajudando a sociedade desenvolvendo alternativas que transformem o mundo em um lugar mais seguro quando o assunto é sobre microrganismos”, complementa Pagotto.
Desde então, sempre olhando para inovação e sustentabilidade, a Nanox adquiriu know how em desenvolvimento de soluções inovadoras para diversos mercados.
Internacionalização da marca
Além de sede, localizada em São Carlos (SP), a 231 km de distância da capital paulista, a Nanox possui ainda outras três unidades operacionais espalhadas pelo Globo. Duas delas ficam nos Estados Unidos, em Illinois e Massachusetts, e a terceira, na cidade de Coimbra, em Portugal.
“Buscamos descentralizar o mercado de nanotecnologia da mão de poucas empresas. Nos Estados Unidos, nossas unidades são focadas especialmente, em inteligência de mercado e propriedade intelectual, já em Portugal, para construção de novas parcerias no velho continente”, detalha o CMO e cofundador da Nanox, Daniel Minozzi.
Ainda durante a internacionalização da marca, a Nanox foi selecionada para participar do programa de aceleração da Plug and Play, no Vale do Silício, mesmo programa por onde passaram gigantes do mercado como Google, Dropbox e Rappi. A seleção da Nanox aconteceu após a empresa desenvolver uma solução antimicrobiana, à base de micropartículas de prata, voltada para aplicação em embalagens de alimentos para animais, com capacidade de reduzir a contaminação por microrganismos e aumentar o tempo de exposição dos produtos na área de vendas do varejo.
“Fazer parte de um programa tão grandioso quanto o Plug and Play, nos proporcionou experiências únicas, e fundamentais, para que nossa expansão para os Estados Unidos e Europa se concretizasse de forma gradual e efetiva”, salienta Minozzi.
Além disso, um dos pilares de maior importância da marca é ser uma das únicas empresas do mundo com licenças para operar em diversos países. Atualmente, a Nanox possui, por exemplo, tecnologias registradas pela FDA (Food and Drug Administration), organização que regulamenta os processos com alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, EMA (Agência Europeia de Medicamentos) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
“Temos muito orgulho de ser uma das únicas empresas que possui licença para operar em diversas regiões e em mercados de tanta influência, como o mercado nacional, nos Estados Unidos e na Europa”, complementa Pagotto.
Áreas de atuação
A Nanox fornece dezenas de produtos para os mais diversos mercados, todos provenientes de desenvolvimento, produção e comercialização próprios. A marca também detém sete patentes em seu portfólio. Os produtos oferecidos variam desde o setor têxtil, passando por mercado de móveis, embalagens, revestimentos, utensílios domésticos e industriais, até de utilidades, como polímeros, madeiras, metais, entre outros.
A organização ainda possui uma plataforma com mais de 50 SKUs divididos em formas de apresentação dos produtos: pó, masterbatch e líquido. E é uma das poucas empresas no mundo que detêm uma tecnologia com ação de amplo espectro, de baixíssima toxicidade, que requer uma concentração muito baixa do princípio ativo para obter excelentes resultados.
“Nossos produtos patenteados atendem diversos mercados globais, não só no Brasil, o que vai ao encontro com a nossa missão, visão e valores, gerar valor para nossos parceiros por meio soluções inovadoras que oferecem eficácia e segurança, sempre baseadas em tecnologia e sustentabilidade”, finaliza o CEO.
Sobre a Nanox
A Nanox é pioneira em trabalhar com nanotecnologia para fornecer soluções sustentáveis para outras empresas da cadeia produtiva mundial. Desde então, a empresa se expandiu para o mundo todo, atuando também na América do Norte, Europa e América Latina.
Criada em 2004, atualmente a Nanox conta com uma equipe multidisciplinar formada nas principais universidades e possui parcerias nos maiores centros de pesquisa.
Com foco na inovação, ao longo dos anos, a empresa já desenvolveu diversas patentes, produtos e aplicações, além de marcas para o seu mercado. Seus produtos também seguem as principais normas e regulamentações ambientais, trazendo sempre as melhores práticas de sustentabilidade no mercado químico e de materiais.
Para mais informações, acesse https://www.nanoxtech.com/