Segundo dados da Associação Brasileira do Franchising (ABF), o setor cresceu 13,8% em 2023 em comparação com 2022, faturando R$ 240,6 bilhões. O segmento de saúde, beleza e bem-estar foi o segundo que apresentou maior alta com um percentual de 17,5%, responsável por R$ 55,6 bilhões.
Historicamente, o segmento é um dos mais sólidos no franchising, com crescimento inclusive durante o período de pandemia, explica Fábio Guerra, CEO da Guerra Expansão de Negócios e Franquias.
“Mudanças de hábitos do consumidor, maturidade das marcas, além da entrada de novos serviços ajudam a alavancar o crescimento do segmento”, diz.
A seguir, conheça sete opções de franquias que fazem sucesso no segmento de saúde, beleza e bem-estar com investimento a partir de R$ 1 mil:
Mercadão dos Óculos
O Mercadão dos Óculos é uma rede de óticas que vende armações e lentes de marcas próprias, fundada em 2012, em São José do Rio Preto (SP), e que já possui mais de 750 unidades em todo Brasil. Oferece os modelos de negócio super fit, para cidades de até 15 mil habitantes; fit, de até 30 mil habitantes; e o tradicional, para municípios de médio e grande porte.
Investimento inicial: a partir de R$ 150 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 600 mil
Prazo de retorno: a partir de 10 meses
Emporium da Beleza
A Emporium da Beleza é uma franquia seis em um de clínica de estética avançada e emagrecimento que oferece tratamentos facial, corporal, emagrecimento, depilação a laser, nutri & dermocosméticos e e-commerce. Oferece os modelos de negócio face clinic, de tratamentos faciais; slim, para shoppings e premium. Atualmente conta com mais de 100 franquias.
Investimento inicial: a partir de R$ 125 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 80 mil
Prazo de retorno: a partir de 10 meses
Maislaser
Rede de clínicas de depilação a laser com tecnologia exclusiva para todos os tons de pele, rejuvenescimento e tratamentos dermato estéticos. Além disso, a Maislaser realiza mais de 22 protocolos para tratamentos dermato estéticos em todo o corpo, atendendo procedimentos como remoção de tatuagem, micropigmentação, clareamento íntimo e de manchas, tratamento para acne, melasma, rosácea, estrias, olheiras, cicatrizes, Peeling de Hollywood e muito mais. A empresária e apresentadora Ana Hickmann é sócia da marca, além Wlamir Bello, especialista em orientação empresarial com anos de atuação pelo Sebrae.
Investimento inicial: R$ 490 mil
Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
Prazo de retorno: entre 15 e 20 meses
Me Protege
Microfranquia com foco na venda de planos de saúde e seguros no modelo home based. O franqueado fica responsável pela parte comercial e não precisa estar dedicado em tempo integral a operação. Os fundadores da rede são Claudio Augusto, Marlon Lúcio e Eduardo Koji, criadores da Mania de Passar, Rafael Lemos e Rodrigo Aragão, empresários com anos de experiência no mercado de saúde, além de Alexandre Guerra, ex-CEO da rede Giraffas
Investimento inicial: R$ 997,00 ou 12x R$ 99,00 mensais
Faturamento médio mensal: R$ 4 mil
Prazo de retorno: 6 meses
CIA Cuidadores
Rede de home care para idosos que oferece profissionais para prestar cuidados aos seus pacientes, tanto a domicílio quanto também para acompanhamento em hospitais. A missão da rede é ajudar famílias a manter o seu ente querido em segurança, com tranquilidade e sem perder a qualidade de vida de todos os envolvidos. Na prática, o franqueado deve realizar a gestão da unidade e dos cuidadores. A rede oferece todo o suporte e seu know how, com processos estruturados e validados para o franqueado. Além disso, a rede possui também o Prime Care, uma plataforma que oferece um melhor monitoramento do dia a dia do idoso.
Investimento inicial: R$ 38,5 mil
Faturamento médio mensal: R$ 166 mil
Prazo de retorno: 5 meses
GOU Odonto
Rede de franquias de clínicas odontológicas que trabalha com alta tecnologia, contando com Raio-X digital, muito mais preciso que o tradicional, clareamento com luz de LED, implantes odontológicos e com um alinhador invisível de marca própria, o GOU Correct. A franqueadora possui um modelo próprio para dentistas, a conversão de bandeira, ideal para flexibilizar o investimento inicial do dentista-investidor com um curto prazo de retorno. Na prática, o dentista foca no atendimento enquanto a rede repassa todos os treinamentos e transferência de Know-how para a gestão da clínica.
Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
Faturamento médio mensal: a partir de R$ 150 mil
Prazo de retorno: 3 meses
QÓculos
Fundada por Rafael Galdino e Odilon Neto, fundador da Óticas Carol, a rede de óticas nasceu como e-commerce em 2014 e, em 2018 optou pela expansão por franquias no modelo de loja física. Conta com dois modelos de negócios: tradicional, para shoppings; e outlet, para lojas de rua. Atualmente, conta com 50 unidades em operação, que comercializam mensalmente 6 mil óculos de grau e sol, e a projeção é chegar ao menos a 100 até o final do ano.
Investimento inicial: a partir de R$ 190 mil
Faturamento médio mensal: R$ 120 mil
Prazo de retorno: de 12 a 18 meses