Apesar dos desafios globais, o movimento de internacionalização de marcas brasileiras segue em ritmo acelerado. No setor de franquias, por exemplo, segundo o último relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de redes com operações internacionais cresceu 26,3% e alcançou mais de 2.100 unidades. Os Estados Unidos seguem como o principal destino das marcas brasileiras, favorecidos por um ambiente econômico estável e considerado seguro para investimentos. Um dos indicadores dessa solidez é a baixa taxa de desemprego. Em junho deste ano, o país registrou índice de 4,1%, segundo o U.S. Bureau of Labor Statistics, órgão oficial do governo americano responsável por estatísticas do mercado de trabalho. Entre os segmentos que mais se destacam na internacionalização estão moda, saúde e beleza, alimentação e educação.
“Escolher os Estados Unidos como porta de entrada internacional é estratégico: o país tem mais de 1,9 milhão de brasileiros, muitos dos quais buscam uma formação sólida no idioma para conquistar melhores oportunidades. Além disso, é um dos mercados mais maduros do mundo em educação e consumo de serviços, o que representa um ambiente desafiador, mas com enorme potencial. Nosso objetivo é atender esse público com a mesma excelência que nos tornou referência no Brasil, além de oferecer uma experiência adaptada à realidade de quem vive fora, mas mantém vínculos com a cultura e os objetivos brasileiros. Essa unidade marca o início de um novo ciclo de expansão da KNN, agora com foco global”, afirma Reginaldo Boeira, CEO da KNN Idiomas, uma das maiores redes de escolas de inglês do Brasil, com mais de 500 unidades distribuídas em 550 cidades brasileiras, que acaba de inaugurar sua primeira operação internacional em Orlando, na Flórida.
Com capacidade para atender até 500 alunos simultaneamente, a nova unidade da KNN em Orlando tem projeção de ultrapassar 1.000 matrículas. Nesta fase inicial, são oferecidos seis programas educacionais distintos, todos voltados a brasileiros que desejam aprender inglês, com foco em diferentes perfis e objetivos de aprendizado. Além dos Estados Unidos, a rede já traçou metas de expansão para Portugal, Canadá, Espanha, Irlanda e Japão.
Entre as opções oferecidas no portfólio internacional estão programas que combinam aprendizado intensivo com vivências culturais, acadêmicas e profissionais. O KNN Experience é um curso de imersão com 18 horas semanais de aulas presenciais, enquanto o KNN Graduation permite que o aluno conclua a etapa final do curso diretamente nos Estados Unidos. Para adolescentes, o KNN Teens Experience é voltado ao período de férias escolares e promove integração com jovens de outros países. Já o KNN Adventure alia aulas de inglês a roteiros turísticos. O Knowledge Now é direcionado a universitários e profissionais das áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), com foco em linguagem técnica e experiências práticas. Por fim, o KNN F1 Visa Program oferece um curso intensivo com emissão do formulário I-20, necessário para a obtenção do visto F1, que permite ao estudante viver legalmente nos EUA por até quatro anos.
Sobre a KNN Idiomas
Fundada em 2012, a KNN Idiomas já atendeu mais de um milhão de alunos no Brasil e está presente em todos os estados brasileiros. É uma das 50 maiores franquias do Brasil, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e é referência no ensino de inglês no país, além de ofertar outros quatro idiomas: espanhol, francês, alemão e italiano. É conhecida por seu método próprio de ensino, desenvolvido especialmente para quem fala português.