Enchentes, neve, calor extremo: os efeitos das mudanças climáticas que afetam o planeta e a economia global. Uma das causas do aumento da temperatura está associada às emissões de gases de efeito estufa relacionadas à fabricação de produtos. Qual é o papel da cadeia de valor de embalagem na abordagem dos riscos das mudanças climáticas? Endereçar inovações circulares para reduzir desperdícios e descarbonizar o setor de embalagens. Práticas exemplares que estão mudando a forma como as embalagens são produzidas serão apresentadas no Fórum Embalagem & Sustentabilidade, promovido pelo Instituto de Embalagens, nos dias 25 e 26 de outubro, no auditório da Natura, em Cajamar (SP).
Com a participação confirmada de 20 marcas líderes em seus setores, o Fórum apresentará palestras, painéis e cases com soluções de embalagens circulares inovadoras que eliminam o uso excessivo de recursos e priorizam o uso de conteúdo reciclado pós-consumo no combate às mudanças climáticas. “O Fórum de Embalagem & Sustentabilidade é um encontro que reúne líderes de sustentabilidade comprometidos com um futuro melhor e com a transformação para uma economia circular que oferece uma abordagem sistêmica e econômica para enfrentar o desafio de reduzir impacto ambiental para o setor”, destaca Assunta Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.
Além das palestras, os participantes terão a oportunidade de fazer uma visita guiada à fábrica e casa de perfumaria da Natura, considerada a mais moderna da América Latina.
Desde o primeiro Fórum Embalagem & Sustentabilidade, realizado em 2008, criado para promover debates sobre novas soluções de embalagens e compartilhar cases de sucesso replicáveis, o Instituto de Embalagens já impactou mais de dois mil profissionais do setor, em suas 15 edições.
O Instituto traz debates sobre a importância das embalagens na vida moderna, destacando a proteção de alimentos e garantia de segurança, evitando os desperdícios, que também estão associados às mudanças climáticas Segundo a ONU (Organizações das Nações Unidas), 10% das emissões dos gases de efeito estufa estão associados aos alimentos não consumidos. “As embalagens têm papel fundamental para a conservação dos alimentos, com tecnologia de materiais e processos, além de porções reduzidas. As embalagens estão longe de serem as vilãs do meio ambiente, pois todas são recicláveis e algumas até reutilizáveis e devem ser tratadas como matéria-prima que retorna ao ciclo produtivo. Por isso, trabalhamos para disseminar o conhecimento e conscientização para a implementação eficaz e indispensável da economia circular”, complementa Assunta.
O fórum acontecerá nos formatos virtual e presencial, com vagas limitadas para o modelo presencial. Para inscrição e mais informações: https://bit.ly/3KkmRU8
Patrocinadores: Ball, Bobst, CBA, Evertis, Futurepack, Indorama, Irani, Natura, O-I, Papirus, Valgroup e Westrock
Serviço:
Fórum Embalagem & Sustentabilidade
Data: 25 e 26 de outubro
Inscrições aqui: https://institutodeembalagens.com.br/forum/
Valor do investimento:
Híbrido (Presencial e online) R$1624,00
Online: R$1100,00