O serviço de alimentação fora de casa apresenta projeções promissoras para 2025, como revela o levantamento do Instituto Foodservice Brasil (IFB), que prevê uma expansão de 6,25% para o próximo ano, o que corresponde um consumo de R$ 241 bilhões. Esse desempenho reflete a crescente demanda do mercado, como a ampliação do delivery, o aumento da frequência do trabalho presencial, a necessidade de espaços de conveniência e a abertura de lojas.
Para Alan Parise, sócio-fundador e Diretor de Projetos da Mais1.Café, uma das maiores redes de cafeterias do Brasil, empreender no food service é uma oportunidade promissora para quem busca retorno financeiro e rápido crescimento. “O mercado está aquecido, com consumidores cada vez mais interessados em soluções práticas e de qualidade, abrindo espaço para novos modelos de negócios e inovações no segmento”, afirma.
Com mais de 10 anos no mercado de franchising e alimentação, o executivo destaca quatro estratégias essenciais para garantir o sucesso ao empreender nestas áreas. Confira:
1 – Conheça o mercado: “É essencial estudar o público-alvo e o comportamento de consumo, como faixa etária, hábitos de compra e preferências. Além disso, é fundamental compreender o produto final, com uma análise da aceitação no mercado, potencial de inovação e competitividade. Com essas informações, o principal caminho para compreender o setor torna-se avaliar as tendências que chegam, que variam de áreas diversas, como tecnologia e sustentabilidade. É possível direcionar a empresa para se tornar um negócio alinhado às necessidades, expectativas e experiências desejadas pelos consumidores, garantindo relevância no mercado”, orienta Parise.
2 – Articule um modelo de negócio contemporâneo: neste sentido, a busca por oportunidades inovadoras de investimento ganham destaque, principalmente no setor de franquias, que registraram um aumento de 14% no faturamento do terceiro trimestre de 2024, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). “O empreendedor deve estar atento aos tipos de negócio, em especial, no setor de franquias, que podem ser projetadas unidades no modelo de store in store e lojas de conveniência, que permitem ampliar o alcance da marca, otimizar recursos e atender às demandas de um consumidor cada vez mais prático e exigente”, comenta o sócio-fundador da Mais1.Café.
3 – Direcione o olhar para a inovação: segundo Parise, o processo de inovação precisa estar alinhado com a tecnologia e a experiência do cliente. “Para promover qualidade no atendimento e garantir o retorno dos consumidores, é essencial investir em mecanismos que facilitem esse diálogo, como investir em soluções rápidas de pagamento, autoatendimento personalizado, fidelização a partir de ativações diretas, como cashback e prêmios, que resulte em melhorias nos processos e serviços”, ressalta.
4 – Invista na profissionalização dos colaboradores: entre os pontos reforçados pelo executivo para investir no setor, está o direcionamento do olhar para a profissionalização dos perfis contratados. Dados da dados da pesquisa ‘A Visão dos Operadores de Foodservice’ produzida pela parceria entre a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) e Galunion, mostram que 34% dos estabelecimentos no país alegam a falta de profissionais qualificados. “Para isso, é primordial investir em capacitação e profissionalização de colaboradores, a fim de proporcionar a oportunidade de se aprofundar ou aprender uma nova profissão, além de ter uma taxa significativa de retenção de talentos. Aqui na Mais1.Café, por exemplo, profissionalizamos os candidatos que se tornam baristas, a fim de capacitar para o atendimento e ofertar uma nova profissão”, finaliza.
Sobre a Mais1.Café
A Mais1.Café, fundada em dezembro de 2019 pelos empresários Alan Parise, Gare Marques, Hilston Guerim e Vinícius Delatorre, nasceu com o propósito de unir praticidade e tecnologia para possibilitar às pessoas o acesso ao café de alta qualidade de forma rápida e ágil em sua rotina diária. Assim, a rede leva a qualidade do café especial aos amantes da bebida, a partir de um atendimento totalmente personalizado e digitalizado. A franquia oferece uma experiência completa, com mais de 30 opções da bebida, desde o clássico coado até drinques gelados com café de grão especial. Para acompanhar, no cardápio estão salgados e doces importados da Europa e América Latina que possibilitam diversas combinações. Atualmente, a Mais1.Café está presente em mais de 200 cidades, em 25 estados brasileiros e no Paraguai, e conta com mais de 700 unidades confirmadas no Brasil. Saiba mais aqui.