Iniciar a jornada de abrir uma franquia gastronômica exige um planejamento cuidadoso. A primeira coisa que devemos considerar é a afinidade com o setor. O especialista em negócios gastronômicos Marcelo Politi listou alguns dos fatores que podem auxiliar os empreendedores que estão pensando em abrir uma franquia.

Capital disponível, escolha de uma marca consolidada e a metodologia são alguns dos pontos cruciais para avançar no projeto”, explica Politi, que já auxiliou mais de 3.000 empresários do setor de food service por meio da Politi Academy.

1-) Capital disponível

Determinar quanto pode investir irá definir as opções de franquias e a escala do projeto. É necessário fazer uma análise detalhada dos recursos financeiros e definir um orçamento realista.

2-) Escolha da marca

É importante escolher uma marca consolidada no mercado. Pesquise marcas que já possuem uma boa reputação e sólida base de clientes. Isso reduz significativamente os riscos e aumenta as chances de sucesso.

3-) Metodologia da franquia

Não se engane pensando que só o capital e uma boa marca garantem êxito. É essencial conhecer e entender a metodologia da franqueadora. Como são os processos operacionais? Existem treinamentos adequados? O suporte é contínuo? Essas respostas são fundamentais para decidir se aquela franquia é a ideal para você.

4-) Local de implantação

A análise de mercado local é vital. Verifique a concorrência, o fluxo de pessoas e o perfil dos consumidores da região. Uma escolha errada de localização pode comprometer todo investimento.

5-) Como identificar franquias promissoras?

Para acertar na escolha é preciso considerar alguns fatores como:

Reputação da marca – Empresas que têm uma história consolidada e reconhecida no mercado tendem a ter maior estabilidade e menor risco. Leia avaliações, converse com atuais franqueados para verificar se estão satisfeitos com o suporte oferecido pela franqueadora.

Taxa de crescimento da franquia – Franquias que estão em expansão indicam uma demanda crescente por seus produtos ou serviços. Analise o crescimento nos últimos anos, já que isso pode ser um forte indicativo de sucesso futuro.

Exclusividade territorial – Uma franquia com uma política clara de exclusividade territorial garante que você não enfrentará concorrência direta de outros franqueados da mesma rede. Isso pode ser decisivo para o sucesso do seu negócio.

6-) Suporte

Para avaliar o suporte é preciso fazer as seguintes perguntas: a franquia oferece treinamento inicial e contínuo? Como funciona o suporte do marketing e vendas? E assistência na gestão de estoque e operações? Um suporte robusto pode ser a diferença entre um começo atribulado e uma operação que flui suavemente desde o primeiro dia.

7-) Análise de Viabilidade: Cálculo de Investimento e Retorno

O primeiro passo é calcular o investimento inicial. Inclua todas as despesas como: taxas de franquia, reforma, equipamentos, estoque inicial, marketing de lançamento e capital de giro.

Com o valor total do investimento em mãos, é hora de pensar no planejamento financeiro. Projete custos fixos e variáveis mensais como aluguel, salários, despesas com fornecedores e manutenção. Esse levantamento é fundamental para entender o capital de giro necessário para operar sem sufoco nos primeiros meses.

Agora vem a parte empolgante: o cálculo do retorno sobre o investimento (ROI). Para isso, é preciso estimar a receita mensal com base no ticket médio e no volume de clientes. Subtraia os custos operacionais da receita para obter o lucro líquido. Divida o investimento inicial por esse lucro líquido mensal para saber em quanto tempo o investimento será recuperado.

Se o ROI indicar que a recuperação do investimento será em um prazo inferior a três anos, você está no caminho certo para uma franquia promissora.

Além das dicas Politi acrescenta que implementar estratégias de gestão e operação eficientes também podem transformar um restaurante em um negócio robusto. É importante desenvolver uma visão clara do negócio e definir metas de longo prazo. “Um plano de ação bem estipulado direciona a equipe e foca os esforços naquilo que importa”, explica.

Outro ponto vital são as pessoas, portanto construa um time de elite contratando, treinando e retendo talentos. Os processos padronizados também são essenciais. Descreva cada função detalhadamente e automatize o máximo possível. “Isso não só melhora a eficiência, como também minimiza erros e retrabalhos”, conclui Politi.

Sobre Marcelo Politi – formado em hotelaria e gastronomia pela Ecole des Roches (Association Suisse d’Hôtellerie), na Suiça e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Aos 29 anos, foi o primeiro executivo contratado como diretor de Marketing pela rede de hotéis francesa Sofitel no Brasil. Foi responsável pela implantação e gestão das operações do Hard Rock Café no Brasil e gerenciou mais de 500 funcionários. O empresário é fundador da Politi Academy, uma empresa focada em trazer lucro, controle e crescimento para donos de negócios de alimentação, por meio de cursos de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros que envolvam um negócio que tenha comida como serviço.

Sobre a Politi Academy ( https://politiacademy.com.br/ ) – fundada há cinco anos, a plataforma tem à frente o especialista em negócios gastronômicos Marcelo Politi. Por meio de técnicas de gestão, administração, marketing, planejamento, treinamento de equipe, entre outros ensinamentos, o mentor já auxiliou mais de 3.000 empresários do setor de food service. O principal objetivo é trazer lucro, liberdade financeira, qualidade de vida e crescimento exponencial aos seus mentorados. Por meio da Politi Academy também acontece anualmente o movimento Acelera Food Nation, que reúne grandes nomes da gastronomia em um evento focado em aceleração de negócios do setor.

Informações a imprensa:

Visarplan: www.visarplan.com.br