Uma nova pesquisa do Instituto Fecomércio-DF sobre intenção de compras e expectativas de vendas para o Dia das Crianças de 2025 revela que 66,2% dos consumidores do Distrito Federal têm a intenção de presentear nesta data.

O ticket médio declarado — valor que os consumidores pretendem gastar — subiu para R$ 232,67, representando um aumento de 9,8% em relação a 2024, quando o valor médio foi de R$ 211,90.
A expectativa geral da entidade é de crescimento de até 10% nas vendas neste ano.


Cenário de otimismo moderado entre os lojistas

Do lado do comércio, o estudo mostra comportamento dividido entre os empresários.

  • 53,6% dos lojistas acreditam que as vendas serão melhores que em 2024;

  • 24% projetam queda nas vendas;

  • e 22,4% esperam desempenho semelhante.

Apesar da maioria otimista, o levantamento aponta tendência de menor confiança desde 2022.
Entre os que preveem queda nas vendas, 84,3% atribuem o pessimismo à crise econômica, enquanto os lojistas confiantes veem potencial de impacto positivo da data comemorativa (26,1%).

“Os dados mostram um cenário de cautela, que acreditamos estar ligado aos altos juros, ao nível de inadimplência das famílias e à dificuldade de acesso ao crédito. Ainda assim, a pesquisa indica espaço para crescimento de até 10% nas vendas, impulsionado pela disposição da maioria dos consumidores em comprar presentes e pelo aumento do ticket médio”, afirmou o presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire.


Estratégias e ajustes de preços

Para lidar com o cenário econômico, 78,4% dos comerciantes afirmaram que pretendem adotar estratégias comerciais específicas, com foco em propagandas (22,5%) e promoções (20,3%).

Quanto à precificação:

  • 78,4% planejam manter os preços do ano passado;

  • 12,8% pretendem aumentar os valores, em média 11,7%, devido ao repasse de fornecedores (50%), reajustes anuais (28,1%) e aumento de impostos (15,6%);

  • 8,8% afirmaram que vão reduzir os preços, em média 18,4%, como forma de atrair clientes e elevar o volume de vendas.


Preferências e hábitos de compra

Os brinquedos seguem como a principal escolha de presente, com 42,6% das intenções. Em seguida aparecem:

  • Roupas (23,5%)

  • Calçados (11,3%)

  • Chocolates e trufas (5,1%)

  • Livros e artigos de papelaria (3,2%)

  • Cosméticos (3%)

A maior parte das compras será feita em lojas físicas, especialmente em comércios de rua e shoppings, que somam 66,2% das preferências.

O período da tarde concentra 48,8% das intenções de compra, e os dias preferidos para as compras são sábado (36,1%) e domingo (24,8%).


Formas de pagamento

Entre os consumidores, 38,8% pretendem comprar a crédito.
No entanto, 61,2% devem optar por pagamento imediato, sendo Pix/transferência (28,9%), débito (16,9%) e dinheiro (15,4%), o que indica uma tendência de controle de gastos e quitação no ato da compra.