O Morango do Amor virou tendência nas redes sociais e se destacou como produto com forte apelo comercial, ganhando o posto de “segunda Páscoa” junto aos confeiteiros. Para quem deseja aproveitar esse movimento, mais do que um belo doce ou um preço competitivo, é fundamental saber como se comunicar de forma honesta e inspiradora com o público que está ansioso pelo doce.
Em um ambiente digital repleto de imagens bem produzidas, o diferencial está na forma como a mensagem é transmitida. Segundo Giovanni Begossi, especialista em comunicação estratégica, vender bem é entender o impacto das palavras certas na hora certa. “O cliente precisa se enxergar na história do produto. A decisão de compra vem quando ele imagina como vai se sentir ao saborear aquilo”, afirma.
Um dos exemplos que o especialista gosta de dar é dos vendedores que trabalham na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro: “A gente compra muita coisa ali simplesmente pela lábia, eles chegam e contam uma história, atingem a nossa emoção, sabem usar a linguagem corporal, conexão, carisma, rapport e a venda acontece”, revela.
Giovanni, que é bicampeão brasileiro de oratória e autor do best seller “Como Falar Bem e Ficar Rico”, compartilha 6 dicas para que a abordagem e a comunicação façam a diferença:
- Use palavras que despertam a emoção. Evite descrições frias e técnicas, em vez de “morango com calda”, experimente “um carinho crocante com gosto de infância” ou “aquela mordida que faz o coração bater mais forte”. São frases que ativam as memórias e sentimentos e facilitam a decisão de compra.
- Mostre os bastidores com verdade. Registre momentos da produção, mostre o preparo, compartilhe pequenos rituais. O consumidor gosta de saber que existe alguém real ali. “Autenticidade é a nova estética. Quem trabalha em casa tem um diferencial gigante e precisa explorar mais, que é a produção com afeto. Mostre essa parte sempre que possível”, explica Giovanni.
- Crie histórias, não apenas postagens. Conte por que começou a fazer doces, como aprendeu a receita, como ficou sabendo e entrou na trend do Morango do Amor. Histórias criam vínculos e geram identificação.
- Responda com afeto, deixe de lado a robotização. Ao receber uma dúvida ou elogio no Instagram, evite respostas automáticas. Chame pelo nome, agradeça com carinho, use emojis que transmitam quem você é, isso humaniza a marca.
- Aposte em datas simbólicas e mensagens personalizadas. Crie opções de kits, bilhetes com frases que emocionam e promoções para datas especiais, como o Dia dos Pais que se aproxima. A personalização transforma o doce em presente.
- Valorize o produto com emoção, não com comparação. Mostre o diferencial do seu produto falando de propósito: “Feito com tranquilidade, em casa, de forma artesanal, para adoçar momentos especiais”. Isso atrai quem busca mais do que um simples doce, mas uma experiência.
Sobre o especialista: Giovanni Begossi possui mais de 15 anos de estudos dedicados à comunicação estratégica, é advogado e bicampeão brasileiro de oratória. Palestrante e professor de argumentação internacional, foi por meio da comunicação que deixou de ser um “nerd antissocial” e ganhou mais de 20 prêmios de debate e oratória em três idiomas: inglês, espanhol e português.
Referência no ramo, hoje dá palestras e consultorias para diversas empresas como Johnson & Johnson, Falconi, Suno, Vivo, WEG e até o GATE e o Exército Brasileiro (EsAO), além de empresários multimilionários, políticos, celebridades, atletas e personalidades. Possui o maior perfil dedicado à comunicação da América Latina com 2 milhões de seguidores no Instagram e está lançando seu primeiro livro: Como Falar Bem e Ficar Rico, que já é um best seller pela Editora Gente. @elprofessordaoratoria