A tecnologia é reconhecidamente um dos maiores recursos responsáveis por alavancar muitas empresas, sobretudo quando o assunto é ganho de eficiência. A tão aclamada transformação digital acelerada pela covid-19 apenas escancarou mais rapidamente as “mil e uma” vantagens da inovação dentro do mundo corporativo, seja nas pequenas, médias ou grandes companhias. Mas como usá-la para reduzir os custos certos, na medida ideal?
Afinal, em um cenário de crise ou fora dele, poupar dinheiro em caixa é sempre bom. Inclusive, isso pode ser a diferença entre assumir projetos mais arriscados e ainda continuar por um bom tempo no mesmo lugar, assistindo à concorrência decolar.
Nesse sentido, algumas estratégias podem encurtar esse caminho, como o investimento em avanços tecnológicos para digitalizar o negócio e automatizar operações. Então, que tal conferir três dicas para reduzir os gastos nas empresas explorando recursos inovadores e eficientes?
Aposte em softwares de gestão
O uso da tecnologia é fundamental para automatizar tarefas e ganhar tempo em atividades corriqueiras. Com isso, esse recurso tão precioso hoje em dia é mais bem empregado. Portanto, toda empresa precisa de um sistema ERP (Enterprise Resource Planning). Assim, as informações de um projeto são encontradas em um só lugar, com privilégios de acesso diferenciados. Essa ferramenta também ajuda a economizar materiais de uso diário e a integrar a equipe, pois facilita o compartilhamento de informação.
Faça o armazenamento em nuvem
O conceito da TI híbrida pode ser muito bem explorado nesse caso. Trata-se da junção dos dois principais modelos para o emprego da tecnologia dentro de uma organização, ou seja, o melhor dos dois mundos: uma infraestrutura própria de hardware somada ao uso da famosa cloud computing. Nesse modelo, geralmente, o gestor escolhe manter por perto um conjunto de dados específico que considera mais sensível, com um controle de acesso mais próximo da equipe de TI, enquanto outras informações são direcionadas para a nuvem.
Migrar pelo menos parte da infraestrutura de TI vai reduzir custos de manutenção, atualização e suporte e permitir acesso a servidores mais robustos por uma fatia do preço. Além disso, é possível escalar o negócio quando a oportunidade surgir, alavancando sua capacidade de atendimento sem precisar aumentar a operação na mesma medida.
Personalize as ferramentas mais importantes
Voltados ao público interno ou externo, os SaaS, ou Software as a Service, podem otimizar fluxos de trabalho e ainda atender somente às demandas que a empresa realmente vai utilizar, por um preço justo. Para isso, contar com a ajuda de especialistas em toda a jornada é fundamental. Assim, é possível garantir que a implementação seja realizada da maneira correta para que todos os benefícios sejam alcançados de forma rápida.
Enfim, existem muitas maneiras de reduzir os custos nas empresas. Com a ajuda da tecnologia, tudo pode ficar ainda melhor. O importante é entender que essa tarefa deve ser executada de forma analítica e estratégica. Por isso, é imprescindível contar com os parceiros certos para colocar em ação os melhores insights e serviços de acordo com cada negócio.
*Otto Pohlmann é CEO da Centric Solution, empresa de tecnologia que fornece soluções completas para atender aos requisitos de segurança e da LGPD, com foco em implementação, treinamento e suporte, a fim de ajudar a sustentar o desenvolvimento de negócios de todos os portes e setores – E-mail: centric@nbpress.com.
Sobre a Centric Solution
Empresa de tecnologia que iniciou as atividades em 2005 e oferece soluções completas com foco em implementação, treinamento e suporte para ajudar a sustentar o desenvolvimento de empreendimentos de todos os portes e ramos de atividade. Adota ferramentas voltadas a help desk, service desk, active directory, cloud, IT security, network performance, compliance, data protection, aplicações e remote app. Também realiza treinamentos, desenvolvimento de projetos e monitoramento em tempo real, 24 x 7, de processos, negócios, redes, link e sistema de missão crítica. Com sede em São Paulo e uma equipe de 20 colaboradores, a Centric ultrapassou a marca de 3 mil clientes. Entre eles estão Banco Safra, Crefisa, Unimed, CPFL e 60% do mercado hoteleiro. Para mais informações, acesse: https://centric.com.br/.
*Por Otto Pohlmann, CEO da Centric Solution