Colocar sua marca na internet não é suficiente para o sucesso nos dias de hoje. Especialistas afirmam que as empresas precisam ir além e construir autoridade online para se destacarem da concorrência, conquistar a confiança do público e impulsionar seus negócios. Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) revelam que o número de compradores virtuais no Brasil era de 87,8 milhões em 2023, aumento de 10% em relação ao ano anterior 

No cenário digital altamente competitivo de hoje e com cada vez mais pessoas querendo comprar ou pesquisar o que desejam na internet, construir autoridade online é mais do que uma estratégia de marketing – é uma necessidade para empresas de todos os portes que buscam se destacar e conquistar a confiança do público.  

Stephanie Kohn, gerente de estratégia e conteúdo da NZN, empresa que há mais de 20 anos produz e distribui conteúdos relevantes por meio de suas marcas, compartilha três estratégias fundamentais baseadas em sua experiência e da própria NZN, oferecendo insights valiosos para empresas que desejam estabelecer sua marca na internet. 

Inserção sutil impacta a longo prazo 

Em um dos cases trabalhados e apresentados por Stephanie, uma grande fabricante e distribuidora global de bebidas buscava destacar seus produtos não alcoólicos e decidiu, em parceria com a NZN, investir em uma pesquisa de mercado. “Como resultado da análise, identificamos a oportunidade de desenvolver uma plataforma de content commerce”, explica a gerente, pontuando que a ação gerou mais de 180 mil pageviews nos três primeiros meses de projeto.  

A ideia, então, foi desenvolver diferentes conteúdos multiplataforma que permitiram a inserção sutil de produtos da marca dentro do contexto dos conteúdos. “Dessa forma, expandindo para um conteúdo multiplataforma e inserindo-os na rotina dos usuários de forma sútil, o público se sente mais familiarizado com a marca e a associa em momentos de decisão de compra, mesmo que ela não seja efetivada online”, comenta Stephanie.  

Invista no inbound 

 Stephanie também traz como dica o desenvolvido para uma grande empresa do setor de educação, que buscava impulsionar sua presença online, atrair novos alunos e fortalecer o relacionamento com os já existentes. A estratégia, neste caso, foi o desenvolvimento de um projeto completo de Inbound Marketing, com foco na produção de conteúdo de alta qualidade e na implementação de estratégias eficazes para atrair e converter leads. 

 “Desenvolvemos uma abordagem centrada na qualidade e relevância da instituição, proporcionando conteúdos educacionais e informativos para o blog. Esse é o ponto. O empreendedor deve identificar os principais pontos positivos de sua empresa e mostrar de que forma ele pode agregar na vida de um potencial comprador. Neste caso específico, aumentamos em 81% a audiência orgânica do cliente e geramos mais de 10 mil leads por meio de materiais ricos”, explica.  

Considerar que seu cliente está em todos os lugares 

“Construir autoridade online é um trabalho contínuo e de longo prazo, que precisa de muita estratégia. Não é apenas sobre estar presente na internet, mas desenvolver uma estratégia de conteúdo 360 graus que olhe para muitas variáveis: personas, formatos, canais, palavras-chave (SEO), pautas, experiência do usuário, entre outros”, comenta a gerente.  

A profissional destaca que é sempre importante ter um time preparado para construir uma estratégia de conteúdo completa. Ela ainda pontua que a falta de conhecimento sobre o processo de construção de autoridade ainda é grande e que a falta de estrutura das equipes para conseguir se dedicar o tempo necessário é um dos principais fatores que levam ao insucesso. 

 

Sobre a NZN   

A NZN é um dos principais players para soluções de publicidade e comunicação online. A empresa é a maior criadora de verticais do Brasil, proprietária do TecMundo, Voxel, The BRIEF, Mega Curioso, Minha Série, Baixaki e Click Jogos, além de possuir 20 milhões de usuários únicos mensais, alcançando 1 em cada 8 usuários da internet brasileira. Além disso, a empresa oferece serviços de estratégia e produção de conteúdo para marcas por meio de frentes de negócios independentes.   

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