A Prefeitura de São Paulo abriu as inscrições do programa Green Sampa, voltado para negócios que desenvolvem soluções em economia verde e impacto socioambiental. Na 7ª edição, a iniciativa vai selecionar até 25 negócios para uma aceleração de seis meses com aporte financeiro de R$50 mil, oficinas, mentorias personalizadas, oportunidade de participação em eventos, rodada de negócios e investimentos, além de acesso à residência de trabalho no Hub Green Sampa. Os interessados devem se inscrever até 29 de agosto, até às 17h59, no site adesampa.com.br/greensampa.
Para participar, os negócios devem propor soluções em economia verde dentro dos eixos: qualidade do ar; resíduos sólidos; eficiência energética – energia limpa – armazenamento energético e clean web; mobilidade urbana e transporte; e qualidade de água e saneamento. O programa Green Sampa é uma iniciativa da Prefeitura, operada pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA), entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
“O Green Sampa reafirma o compromisso da cidade de São Paulo com o fomento à inovação sustentável. Ao apoiar negócios que unem tecnologia, impacto socioambiental e geração de renda, mostramos que é possível promover desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental. Queremos impulsionar soluções que transformem a cidade e inspirem novos caminhos para a economia verde”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.
A aceleração busca estimular o aperfeiçoamento de negócios inovadores sustentáveis, e tem como prioridade seu desenvolvimento e escala de mercado. As empresas interessadas em se inscrever devem utilizar tecnologia como parte essencial do modelo de negócio, como em produtos e/ou serviços pensados para atender os setores de impacto socioambiental.
O empreendimento selecionado deverá, obrigatoriamente, ser composto por dois integrantes, que deverão participar de, no mínimo, 85% de todas as atividades propostas pelo programa (cada). Ambos precisam ser maiores de 18 anos no ato da inscrição e residir na cidade de São Paulo há, pelo menos, dois anos.

O aporte financeiro deverá ser utilizado conforme orientações recebidas durante as assessorias a fim de melhorar os processos produtivos, tais como: compra de equipamentos, investimento em mão-de-obra especializada, marketing e comunicação, entre outros conforme as necessidades surgidas durante o processo de aceleração.
Antes de realizar a inscrição, é essencial a leitura completa do edital disponível em adesampa.com.br/greensampa. Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: greensampa_vaitec@adesampa.com.br.
Hub Green Sampa

O histórico prédio do incinerador, na Praça Victor Civita, foi transformado em um espaço dedicado à inovação e à sustentabilidade. Atualmente, abriga o Centro de Inovação Verde Bruno Covas – Hub Green Sampa, voltado ao desenvolvimento de negócios dos setores de economia verde, sustentabilidade e ESG. Além do Hub, espaço de uso exclusivo dos negócios acelerados pelo programa Green Sampa, o Centro também conta com uma unidade do TEIA, Espaço de Trabalho Colaborativo, e um estúdio do Sampa Cast, para gravação de podcasts e videocasts.
Sobre a ADE SAMPA

A Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA) promove políticas públicas que contribuem para a redução de desigualdades econômicas, aumentando a competitividade e fomentando a geração de emprego e renda na cidade de São Paulo. Os programas e ações da ADE SAMPA atuam nas temáticas de empreendedorismo, inovação, tecnologia e sustentabilidade. A Agência oferece pré-aceleração e aceleração de negócios, atendimento personalizado para microempreendedores, especialmente das periferias, suporte às cadeias produtivas rurais e têxteis, capacitações empreendedoras, infraestrutura para espaços de trabalho colaborativo gratuitos, estúdios para gravações de podcasts e videocasts, além de orientações para obtenção de linhas de crédito, viabilizando o desenvolvimento econômico sustentável no município.