O Distrito Federal se prepara para inaugurar seu primeiro hotel social voltado ao acolhimento noturno de pessoas em situação de rua. Localizado na área central de Brasília, o espaço será pioneiro no país ao oferecer abrigo também aos animais de estimação dos acolhidos. Com capacidade para 200 pessoas, a unidade funcionará durante todo o ano, garantindo pernoite, refeições, transporte e acompanhamento socioassistencial.
Atualmente, o DF conta apenas com um espaço sazonal para pernoite durante o inverno, instalado no Centro Integrado de Educação Física (CIEF), na 907 Sul, com 110 vagas. A proposta do novo hotel é ir além da assistência emergencial. “A criação do pernoite reforça o nosso compromisso em acolher aqueles que estão em situação de rua. Ao contrário do abrigo para o frio, esse novo espaço será fixo durante todo o ano”, afirmou o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, que coordena a Política Distrital para a População em Situação de Rua.
O diferencial do hotel social é justamente o acolhimento dos pets. “De forma pioneira, assim como foi o nosso plano de ação, o espaço também vai acolher os animais de estimação de quem vive em extrema vulnerabilidade. Muitas dessas pessoas têm apenas o pet como família. Essa é uma forma de fortalecer o vínculo e garantir que elas aceitem o acolhimento”, destacou Gustavo.
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, explicou que a ideia surgiu durante a pandemia, quando os alojamentos provisórios criados em Ceilândia e no Plano Piloto tiveram grande adesão. “Naquele momento, pensamos: e as pessoas em situação de rua? A experiência nos mostrou que a oferta de pernoite pode ser uma porta de entrada para outras políticas públicas. Com isso, conseguimos encaminhá-las para casas de acolhimento e ações voltadas à autonomia”, ressaltou.
O hotel funcionará das 19h às 8h, com oferta de banho quente, jantar e café da manhã. A administração ficará sob responsabilidade de uma Organização da Sociedade Civil (OSC), que também fornecerá alimentação para os animais. Um canil será preparado especialmente para abrigá-los.
O prédio já existente está passando por reformas para se adaptar à nova função. O acesso ao local será facilitado por ônibus que sairão da Rodoviária do Plano Piloto e do Centro Pop, na Asa Sul. “Hoje, o Plano Piloto concentra o maior número de pessoas em situação de rua do DF. Nosso objetivo é facilitar o deslocamento e garantir o acesso ao serviço”, completou Ana Paula.