Fica 2025 promove capacitação gastronômica para restaurantes da cidade de Goiás

Em parceria com Senac Goiás, festival oferece oficinas e consultorias especializadas, além de lançar guia gastronômico com pratos exclusivos pensados para o evento

A 26ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2025), que acontece de 10 a 15 de junho, na cidade de Goiás, promove uma ação inédita de qualificação para restaurantes locais conveniados ao evento. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Senac Goiás, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), busca elevar o padrão de atendimento e a qualidade gastronômica dos estabelecimentos que irão receber o público do festival.

Segundo o coordenador de gastronomia do Senac Goiás, Márcio Zago, o foco é preparar os restaurantes para oferecer experiências de excelência: “O festival está proporcionando essa capacitação como um legado. O nosso objetivo é fazer com que os restaurantes melhorem suas práticas e que isso permaneça para além do evento. Os empresários e colaboradores vão sair certificados, com conhecimento técnico e visual que poderão aplicar durante e depois do festival”, destaca.

A programação inclui três oficinas principais: boas práticas para serviços de alimentação, atendimento de excelência para garçons e food styling, que trabalha a apresentação visual dos pratos. As duas primeiras oficinas serão realizadas em grupo na segunda-feira (19/5), antes do início do Fica. Já o workshop de food styling será realizado individualmente em cada restaurante nos dias seguintes.

“Na terça e quarta-feira, vamos visitar um por um dos 14 restaurantes participantes com um fotógrafo profissional para aplicar a capacitação in loco. Vamos trabalhar na montagem dos pratos e já aproveitar para registrar imagens profissionais. Essas fotos serão entregues gratuitamente aos empresários para uso nas redes sociais ou nos cardápios”, explica Zago.

Os pratos desenvolvidos — todos com base na culinária regional e pensados especialmente para o festival — irão compor o Guia Gastronômico do Fica 2025, uma publicação digital interativa que estará disponível no site oficial do festival.

O guia terá mapa com a localização dos restaurantes, descrição dos pratos, preço promocional, redes sociais, além da história do prato e do estabelecimento. O público poderá votar em seus favoritos, em um modelo de interação inspirado em concursos gastronômicos como o “Comida di Buteco”.

“Mais do que um material de divulgação, esse guia será uma vitrine para a gastronomia da cidade de Goiás. Ele valoriza a tradição local e conecta a cultura do cinema ambiental com a culinária regional, incentivando o turismo e o comércio”, reforça Márcio Zago.

A ação representa um ganho duradouro para a economia criativa local, promovendo capacitação técnica, visibilidade e movimentação econômica para os estabelecimentos. O Fica 2025, mais uma vez, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, integrando cultura, meio ambiente e valorização da produção regional.

Sobre o Fica

Com o tema “Cerrado: a savana brasileira e o equilíbrio do clima”, o Fica 2025 traz nesta edição uma vasta programação gratuita que inclui mostras competitivas de cinema, oficinas, atrações culturais, atividades ambientais, sessões voltadas ao público infantil, shows musicais, além de fóruns e debates com grandes nomes do cinema nacional e internacional.

 

O festival é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).

O evento conta com a cooperação de diversas instituições, entre elas: a Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (APAN), MapBiomas, The Nature Conservancy Brasil, Unesco, Museu do Índio (Funai), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Fundação Osvaldo Cruz ( Fiocruz). Participam também as Secretarias de Estado da Educação; do Desenvolvimento Social; da Saúde, Esporte e Lazer; do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e da Retomada. O festival conta ainda com o apoio do programa Goiás Social, Sesc Goiás, Saneago, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Estado de Goiás, Instituto Federal Goiano e da Prefeitura da cidade de Goiás.

 

Fotos: Secult Goiás

 

OlhO Comunicação Estratégica

Secretaria de Estado da Cultura – Governo de Goiás

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias