Dia do Gari tem comemoração especial e reconhecimento no Distrito Federal

Os mais de 5 mil garis que atuam diariamente para manter as ruas do Distrito Federal limpas aproveitam, nesta sexta-feira (16), o ponto facultativo instituído pelo governador Ibaneis Rocha para a categoria em 2022. Boa parte deles comemorou em ritmo de festa, promovida pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), no Distrito de Limpeza Norte, com direito a inúmeras atividades para celebrar aqueles que cuidam das nossas cidades.

O Dia do Gari é comemorado em todo o país no dia 16 de maio, sendo que a profissão foi reconhecida nacionalmente em 1976. A celebração contou com a presença da governadora em exercício, Celina Leão.

Celina Leão exalta o Dia do Gari: “O descarte irregular de lixo pode causar dengue, enchentes, ou seja, são várias ações que podem desencadear um prejuízo incalculável para a população” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

“A gente precisa lembrar a população de ajudar, de descartar o lixo de forma adequada. O descarte irregular de lixo pode causar dengue, enchentes, ou seja, são várias ações que podem desencadear um prejuízo incalculável para a população”, alertou Celina Leão. “Esse é o dia para comemorar os nossos trabalhadores, essas pessoas que são muito especiais. É só você chegar aqui, você ver a energia que as pessoas trabalham felizes”, acrescentou.

Os profissionais assistiram e participaram de atrações musicais e diversos serviços oferecidos por secretarias parceiras, como atendimentos na carreta do Na Hora da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), Carreta da Mulher, serviços da Secretaria de Saúde (SES-DF), entre outros.

A coleta do lixo será retomada no sábado, dia seguinte à comemoração

Cabe lembrar que, com a suspensão dos serviços de coleta, varrição e catação, a data marca o Dia sem Lixo, e a população deve armazenar corretamente os resíduos até a retomada do serviço, no dia seguinte.

O diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Cardoso de Carvalho, reforçou que os profissionais terão acesso a inúmeros serviços para facilitar o dia a dia, a exame oftalmológico e a emissão de documentos. “Eles trabalham diuturnamente, embaixo de sol e chuva, para recolher os nossos detritos. Nada mais justo fazer esse evento, que montamos com o maior carinho para que eles se sintam extremamente gratificados no dia de hoje”, pontuou.

Ainda segundo o diretor-presidente da autarquia, com o serviço suspenso nesta sexta, foi feita uma programação especial para o sábado (17). “Para amanhã já fizemos um planejamento estratégico para ter uma coleta mais robusta, que a gente sabe que vai aumentar. Hoje recolhemos em torno de 2.500 toneladas por dia”, concluiu.

Cássia Mylena Oliveira gostou das homenagens: “A gente merece um dia bem descontraído, divertido”

Terceira colocada no concurso Miss Gari 2024, Cássia Mylena Oliveira, 24 anos, elogiou a iniciativa da empresa em promover o evento para os profissionais. “Acho esse evento muito importante. A gente merece um dia bem descontraído, divertido. Vai ter premiação, vai ter lanche para gente, vai ter almoço. A expectativa para o dia é maravilhosa”, comemorou.

Dos 41 anos de idade da gari Poliana Ferreira, 12 deles são vividos na profissão que ela ama e enaltece. “É uma honra, é muito bom ser gari. A gente acorda cedo e ter uma festa dessa especial para a gente é muito bom, muito especial. Sem o gari na rua, a sujeira toma conta. Sem o gari a cidade para”, afirma.

Coleta dia a dia

A coleta de resíduos ocorre de segunda a sexta-feira, inclusive em feriados — com exceção do Dia do Gari. As atividades começam às 7h e seguem até as 3h20 da madrugada seguinte, abrangendo não apenas a coleta, mas também varrição, catação, frisagem e pintura. O serviço é realizado em dias alternados: um dia é destinado à coleta convencional (resíduos orgânicos e rejeitos) e no outro à coleta seletiva (materiais recicláveis).

 

A operação de limpeza urbana conta com cerca de 400 equipamentos e coleta, em média, 2.200 toneladas de resíduos porta a porta por dia. Além disso, o volume de descartes irregulares — considerados crime ambiental — varia entre 1.700 e 4.000 toneladas diárias.

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias