A capital federal viveu cinco dias de pura excelência esportiva com a realização do Troféu Brasil de Ginástica Artística 2025, encerrado neste domingo (11), na Arena BRB Nilson Nelson. Com entrada gratuita e arquibancadas cheias, o evento reuniu grandes nomes da ginástica nacional, entre atletas olímpicos e jovens promessas que já despontam como futuro da modalidade no país.

Fruto de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, o torneio colocou Brasília no centro das atenções do esporte de alto rendimento, com apresentações de altíssimo nível técnico e grande envolvimento do público.

Entre os destaques femininos, Maria Eduarda Pinto, do Flamengo, levou o ouro na trave de equilíbrio, seguida por Gabriela Barbosa (Pinheiros-SP) e Ana Luiza Lima (Minas Tênis Clube-MG), que completaram o pódio.

Já na ginástica masculina, o multicampeão Caio Souza (Minas Tênis Clube) brilhou ao conquistar o primeiro lugar nas argolas, nas barras paralelas e na barra fixa. Patrick Correa, do Esporte Clube Pinheiros, também teve excelente desempenho, com ouro no solo e outras duas medalhas em diferentes aparelhos.

O Distrito Federal também teve sua representatividade garantida com o ginasta Fernando Cantuária (APAM-SL-DF), que ficou em 4º lugar na final do solo masculino. Ele treina no Centro de Treinamento de Ginástica do Parque da Cidade, uma estrutura mantida por meio da parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer do DF e a Federação de Ginástica do DF.

Presente nas competições, o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira, reforçou o compromisso do GDF com o fomento ao esporte.

“Nosso compromisso é fortalecer Brasília como palco dos maiores eventos esportivos do país. A parceria com a Confederação Brasileira de Ginástica e o apoio institucional da Secretaria têm garantido estrutura, visibilidade e oportunidades para atletas e para toda a população. O Troféu Brasil é mais uma prova de que o esporte de alto rendimento tem espaço garantido na nossa capital”, afirmou.

Com mais uma edição bem-sucedida, o Troféu Brasil consolida-se como evento estratégico para a valorização do esporte nacional e da nova geração de atletas que sonham em voar alto – a partir de Brasília.