A prevalência do Transtorno do Espectro Autista (TEA) segue em crescimento. De acordo com o mais recente relatório divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), publicado em abril de 2025, uma em cada 31 crianças de 8 anos nos Estados Unidos está dentro do espectro — o equivalente a 3,22% da população. O dado representa um aumento em relação ao levantamento anterior, de 2023 (1 em 36), e reforça a importância de ampliar o acesso à informação para o diagnóstico precoce e acolhimento. No Brasil, o cenário não é diferente, e é justamente diante dessa realidade que surgem histórias como a de Sarita Melo, mãe atípica de Elisa (nível 3 de suporte), que transformou sua experiência pessoal em ativismo e ação.
Idealizadora da Jornada do Autismo — o maior congresso multidisciplinar sobre TEA do país — e do seminário Sem Fronteiras para o Autismo, Sarita tem se destacado nacionalmente por iniciativas que promovem conhecimento acessível, formação para profissionais e apoio às famílias. “Eu fui buscar respostas para minha filha e percebi que a desinformação era um obstáculo imenso. Foi aí que percebi que minha história precisava virar ação coletiva”, afirma.
Criado em 2023, o Congresso Jornada do Autismo já impactou milhares de pessoas e reúne, anualmente, especialistas de diversas áreas, além de pais, cuidadores, educadores e terapeutas de todo o país. A próxima edição será realizada nos dias 31 de maio e 1º de junho, em Brasília (DF), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O encontro contará com uma programação robusta, com foco em ciência baseada em evidências, capacitação, acolhimento e troca de experiências.
“No tratamento do autismo, é fundamental contar com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psiquiatras, neuropediatras — todos capacitados para lidar com o TEA. Trazer esse conteúdo técnico e multidisciplinar é, sem dúvida, uma forma de combater a desinformação e orientar as famílias”, afirma.
No congresso estão confirmados nomes como o doutor em neurociência Paulo Liberalesso, a neurocientista mestre em Educação Sol Monyok, os neurologistas infantis Thiago Gusmão e Marcone Oliveira; o doutor em psicologia Thiago Lopes, a mestre psicóloga Meca Andrade, a advogada especialista em Direitos da Pessoa com Deficiência Carla Bertin, a fisioterapeuta Carolina Quedas, a pedagoga Talita Pazeto, entre outros. “Mais do que um encontro, é uma capacitação em larga escala. Esperamos mais de 3 mil pessoas presencialmente e, no online, alcançaremos ainda mais. É uma entrega séria, com excelência, que ajuda a dar o norte certo para as famílias e auxilia os profissionais que atuam com o autismo”, completa a idealizadora.
Além do congresso, Sarita também lidera outras iniciativas de impacto social, como o projeto Natal Solidário, a Noite de Gala do Autismo e o programa de inclusão Autismo Sem Fronteiras, reforçando seu compromisso com a transformação da realidade de famílias atípicas.
Sobre o Congresso Jornada do Autismo
Desde a sua criação, o Congresso Jornada do Autismo se consolidou como um dos principais espaços de troca de conhecimento e experiências sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Brasil. O congresso é multidisciplinar e reúne pais, familiares, professores, terapeutas, cuidadores, pesquisadores e profissionais do setor, promovendo debates e capacitação. Em 2024, o encontro reuniu 21 palestrantes e mais um público de 2 mil pessoas em dois dias. A próxima edição, que será realizada nos dias 31 de maio e 1 de junho de 2025 em Brasília (DF), busca ampliar ainda mais o seu impacto na comunidade, garantindo que informações baseadas em evidências sejam compreendidas por todos, num ambiente de networking, que facilita trocas de conhecimento e apoio mútuo entre os participantes, além de proporcionar uma experiência transformadora, com acolhimento e pertencimento ao público.
Sobre Sarita Melo
Sarita Melo é idealizadora do Congresso Jornada do Autismo e mãe atípica de Elisa (nível 3 de suporte). Sua trajetória pessoal a levou ao ativismo, após anos enfrentando a falta de informações essenciais para o tratamento da filha. Determinada a mudar essa realidade, criou o maior congresso multidisciplinar sobre autismo no Brasil, promovendo conhecimento acessível e embasado cientificamente. Além da Jornada, Sarita também lidera o seminário Sem Fronteiras para o Autismo e desenvolveu iniciativas como o Projeto Noite de Gala do Autismo e o Natal Solidário. Empresária e gestora, é CEO da ANPCD Eventos, empresa especializada na organização de encontros de impacto social.
Serviço
Congresso Jornada do Autismo
Data: 31 de maio e 1º de junho
Horário: 7h às 19h
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília, Distrito Federal
Endereço: SDC – Ulysses Guimarães, Brasília – DF, 70655-775
Ingressos e outras informações: www.jornadadotea.com.br