O Festival de Cinema de Gramado, o mais tradicional evento do audiovisual brasileiro, foi homenageado nesta segunda-feira (5), durante o 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris. Realizado há 53 anos na Serra Gaúcha, o evento é um dos principais símbolos da valorização do cinema nacional.
Reconhecido como a principal vitrine do cinema brasileiro na Europa, o Festival de Paris celebrou a trajetória do evento gaúcho com uma programação especial, que incluiu a exibição de cinco longas-metragens marcantes da história do Festival de Gramado. A homenagem também contemplou a atriz e diretora Dira Paes, que tem uma sólida contribuição ao cinema nacional.
A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, e a diretora de eventos Tatiana Ferreira representaram oficialmente Gramado na cerimônia, realizada no tradicional cinema de rua L’Arlequin, no bairro de Saint-Germain-des-Près, em Paris.
“Num momento tão especial para o cinema brasileiro, o Festival de Gramado estar sendo homenageado em Paris tem um significado muito importante. Estamos aqui, no Ano França-Brasil, para divulgar o cinema brasileiro, o Festival de Gramado e a cidade de Gramado como destino”, afirmou Rosa Helena.
Entre os filmes exibidos na programação especial estão títulos como Oeste Outra Vez, de Erico Rassi, que foi um dos grandes destaques da edição de 2023. A mostra reforça o papel do Festival de Gramado na preservação da memória cinematográfica nacional e na projeção de talentos brasileiros no cenário internacional.