Delegacias 24 horas mostram resultados: mais investigações e proteção para a população

Reativadas há seis anos, delegacias 24 horas aumentam investigações e levam segurança à população

Completando seis anos de funcionamento em 2025, as delegacias 24 horas do Distrito Federal se consolidaram como um marco da segurança pública local, contribuindo diretamente para o aumento das investigações e a redução dos índices criminais. A medida, adotada logo nos primeiros dias da gestão do governador Ibaneis Rocha, integra a estratégia que colocou Brasília como a segunda capital mais segura do país, segundo o Atlas da Violência.

Atualmente, o DF conta com 31 delegacias circunscricionais funcionando de forma ininterrupta, além de unidades especializadas de atendimento à mulher, à criança e ao adolescente, além da Delegacia Eletrônica. O funcionamento contínuo permite que a população tenha acesso a atendimento policial e orientação a qualquer hora do dia ou da noite.

“As delegacias no DF estavam sem atendimento noturno desde 2016, o que era inadmissível. Por isso, essa foi uma das primeiras ações da nossa gestão”, relembra o governador Ibaneis Rocha. “Com o serviço voluntário, os policiais puderam atuar em plantões remunerados, o que resultou no aumento das investigações e na elucidação de crimes.”

O porta-voz da Polícia Civil do DF, delegado Lúcio Valente, destaca o impacto direto do serviço na vida da população. “Poucos órgãos públicos estão disponíveis durante a madrugada. Assim como os hospitais, as delegacias passaram a oferecer atendimento contínuo, o que é essencial para o cidadão que precisa registrar uma ocorrência ou buscar orientação”, afirma.

Para o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Varjão, Vânio Scarabelot, o retorno do funcionamento 24h representa mais do que acesso: significa segurança. “A cidade não para. Antes, o cidadão precisava se deslocar para outra região para registrar um crime. Agora, o atendimento está mais próximo e acessível, inclusive para quem não consegue usar a Delegacia Eletrônica.”

A vice-governadora Celina Leão também reforça a importância da medida. “A presença constante da Polícia Civil inibe a criminalidade e reforça a sensação de segurança. É um serviço essencial que devolvemos à população e que já mostra reflexos positivos nos indicadores em todo o DF”, conclui.

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias