O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), abriu nesta quarta-feira (18) as inscrições para a 9ª edição do Prêmio Darcy Ribeiro, que vai premiar 20 práticas/ações de educação museal, realizadas por instituições museológicas privadas sem fins lucrativos.

O objetivo do edital é reconhecer e valorizar as boas práticas de educação museal desenvolvidas no Brasil, conforme os princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Museal (PNEM).

Serão premiados projetos que promovam a educação museal como um processo de múltiplas dimensões de ordem teórica, prática e de planejamento, em permanente diálogo com o museu e a sociedade.

O valor total da premiação é de R$ 800 mil, sendo R$ 40 mil reais para cada projeto selecionado.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de novembro de 2023. As informações sobre o edital estão disponíveis aqui

Sobre a Política Nacional de Educação Museal

A PNEM é um documento que orienta as ações de educação museal no Brasil. Ela foi instituída pela Portaria Ibram nº 605, de 10 de agosto de 2021. A política tem como objetivo promover a educação museal como um processo de formação e transformação social, que contribua para o desenvolvimento da cidadania, da cultura e da ciência.

(function() {
var po = document.createElement(‘script’);
po.async = true;
po.src = document.location.protocol + ‘//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#xfbml=1’;
var head = document.getElementsByTagName(‘head’)[0];
head.appendChild(po);
}());

Fonte: Ministério da Cultura