O bairro de Santa Cruz recebeu, neste domingo (27), a quarta edição da 10K Ternium, a maior corrida de rua da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Além de reunir corredores de todas as idades com histórias de superação, a 10K Ternium ainda arrecadou três toneladas de alimentos não perecíveis. A Ternium, realizadora da corrida, dobrou a quantidade arrecadada, permitindo alcançar a marca de 6 mil toneladas em doações. O total será distribuído pela ONG Ser Cidadão a famílias em situação de vulnerabilidade. Ao todo, dois mil corredores de todas as idades percorreram o trajeto histórico do Bairro Imperial, em percursos de 3km, 5km e 10km.

Para a Diretora do Instituto Ternium, Fernanda Candeias, a quarta edição da corrida de rua foi uma oportunidade de impulsionar um estilo de vida saudável, em um espaço de integração com a comunidade e de valorização do bairro. “Com a 10K Ternium, queremos promover o esforço, o espírito esportivo e, principalmente, hábitos saudáveis, prática de atividades físicas e melhora da qualidade de vida em Santa Cruz”, explica Candeias.

Roberto Oliveira e Denise Sabino, casados há 25 anos. Crédito: Marco Antônio Teixeira/ Ternium

A quarta edição da 10K Ternium reuniu familiares e incentivou a prática de esporte para todas as idades. Para o Roberto Carlos Oliveira, 56, o evento de Santa Cruz ajuda a enfrentar as dificuldades do dia a dia. “É sempre importante manter o condicionamento físico e incentivar jovens e pessoas mais velhas a participarem sempre. Consegui completar o percurso de 5 quilômetros, apesar da minha idade avançada”, explica o representante comercial de Campo Grande, que participou ao lado de sua esposa, Denise Sabino.

A aposentada Gaudina Carvalho, 65, explicou a importância da corrida de rua para idosos no combate à depressão. “Comecei a correr a convite das minhas filhas e nunca mais parei. A prática esportiva é crucial para a saúde mental. Sempre chamamos os idosos para correr e caminhar. Temos muitos exemplos de superação no meu grupo, após iniciarem a prática de corridas. A 10K Ternium é muito importante para a região, pois muitos moradores não tinham acesso a um evento como esse. Além disso, podemos contribuir com alimentos para quem precisa”, celebra a moradora de Guaratiba, que completou o percurso de 10 quilômetros.

 

Rosa Maria, 67 anos, inspirou os participantes ao completar o maior percurso.. Crédito: Marco Antônio Teixeira/ Ternium
A maior presença das mulheres nas corridas de rua foi destaque para a aposentada Rosa Maria da Silva. Segundo ela, eventos como a 10K Ternium atraem mais corredoras para a prática esportiva. “Isso é muito gratificante. Hoje foi minha primeira vez na distância de 10 quilômetros, mas já participei dos outros percursos nas edições anteriores. Nossa expectativa é sempre terminar bem e saudável”, comemorou a aposentada de 67 anos, que inspirou os corredores ao completar a prova em 1h e 16 minutos.

 

Percurso histórico

A corrida atravessou o corredor cultural de Santa Cruz, recém-nomeado como o segundo Bairro Imperial do Rio de Janeiro, além de São Cristóvão. Da largada no Batalhão Villagran Cabrita à chegada no Palacete Princesa Isabel, os corredores ainda atravessaram a Base Aérea de Santa Cruz, cruzando a Reta da Base.
As inscrições para a quarta edição da 10K Ternium foram realizadas de forma gratuita, embora a organização tenha incentivado que cada participante contribuísse com 2kg de alimentos não perecíveis no momento da retirada dos kits. A Ternium, realizadora da corrida, dobrou a quantidade arrecadada. As doações serão distribuídas pela ONG Ser Cidadão para famílias em situação de vulnerabilidade.

Sobre a Ternium

A Ternium é uma das líderes na produção de aços planos da América Latina e, desde 2017, opera seu centro industrial na cidade do Rio de Janeiro, em Santa Cruz. A usina tem capacidade de produção de cinco milhões de toneladas de placas de aço por ano, com alto nível de sofisticação, e atende indústrias nos EUA, México, Brasil e Europa. A empresa possui cerca de 8 mil funcionários, sendo que mais de 60% são moradores da Zona Oeste do Rio de Janeiro. A Ternium investe, desde 2017, R$ 59 milhões no desenvolvimento socioeconômico de Santa Cruz e região, por meio de projetos sociais, com foco em educação, que atendem a mais de 5 mil pessoas diretamente, por ano.