Com colaboração da equipe do DOP

Neste sábado (8), em Santa Maria, o condutor de um VW Golf tentou empreender fuga após avistar uma viatura da Polícia Militar. Ao abordar o veículo, a guarnição comandada pelo Sargento Ariston encontrou um revólver calibre 38” com 13 munições intactas. A arma se encontrava dentro de uma maleta com fundo falso. O indivíduo foi preso em flagrante.

   

Essa ocorrência se deu no contexto da “Operação Centúria nas cidades Satélites”, recém lançada pela Polícia Militar do Distrito Federal para reforçar o policiamento fora da área central de Brasília. A operação visa intensificar o policiamento no comércio local das regiões administrativas mais distantes do Plano Piloto quando recebem um maior fluxo de pessoas.

O Major Isângelo Senna explica que os criminosos se aproveitam da maior movimentação de pessoas no comércio para cometer crimes de oportunidade como furtos e roubos. “O DOP detectou que uma parcela significativa da população de cidades como Santa Maria trabalha fora da satélite durante a semana e busca o comércio local apenas aos sábados pela manhã”, acrescenta o Oficial que é Chefe da Seção de Planejamento Operacional do DOP.

O nome da operação faz alusão às unidades compostas por cem soldados na antiga organização militar romana. No caso do DF, cerca de cem policiais militares são disponibilizados para a intensificação do policiamento nas cidades satélites, entre policiais militares atuando a pé e em viaturas. Parte desses policiais são oriundos das atividades administrativas e dedicam horas de folga para a atividade operacional.

O Major Cassios Klayton, Subcmt do Batalhão de Santa Maria, enfatizou que a população da cidade é muito amistosa ao contato com a Polícia Militar e que recebeu muito bem o reforço do policiamento. As palavras do Major são corroboradas pelo Sargento Canuto, policial do Estado-Maior que estava atuando no policiamento voluntariamente. “Estava trabalhando em um trio, próximo a um grande supermercado. Fomos abordados por muitas pessoas que vinham nos elogiar e agradecer por estarmos cuidando da segurança delas”, afirmou Canuto.

Nos próximos sábados, será a vez das populações de Taguatinga e Ceilândia serem contempladas com a Operação Centúria.

Fonte: PMDF