fotos21

Senador e deputados federais reuniram-se hoje com o chefe do Executivo local para falar da situação financeira de Brasília e comprometeram-se a ajudar

O governador Rodrigo Rollemberg recebeu no início da tarde desta terça-feira (3), no Palácio do Buriti, parlamentares da bancada do DF no Congresso Nacional. Eles conversaram sobre as greves de servidores decretadas em Brasília desde 8 de outubro e a situação do caixa do governo, que impossibilita o pagamento de parcelas restantes dos reajustes concedidos em 2013 sem previsão orçamentária.

Durante o encontro, Rollemberg destacou a grave situação em que encontrou as contas do Estado e agradeceu o apoio do senador e dos deputados federais presentes. “O que precisamos é de união”, disse.

Uma equipe do Executivo local apresentará dados do Sistema Integrado de Gestão Governamental, o Siggo, aos parlamentares. Estes, por sua vez, se comprometeram a ajudar como possível. “Com isso, a própria bancada poderá fazer um estudo e apresentar algumas propostas”, explicou o deputado federal Rogério Rosso (PSD-DF) após o encontro. Segundo ele, serão feitas reuniões com alguns sindicatos para que os parlamentares medeiem negociações entre os servidores e o Executivo local.

Participaram da reunião o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e os deputados federais Erika Kokay (PT-DF), Ronaldo Fonseca (Pros-DF), Augusto Carvalho (SD-DF) e Rôney Nemer (PMDB-DF). Além deles, estavam o vice-governador Renato Santana; os secretários de Educação, Esporte e Lazer (fusão entre as antigas Secretarias de Educação e do Esporte e Lazer), Júlio Gregório Filho, e de Fazenda, Pedro Meneguetti; o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio; a procuradora-geral do DF, Paola Aires; o secretário-adjunto de Planejamento e Orçamento, Renato Jorge Brown, e o secretário-adjunto de Administração, Alexandre Ribeiro (ambos da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão — fusão das antigas secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão e de Gestão Administrativa e Desburocratização); e o secretário-adjunto da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais, Igor Tokarski.

Fonte: Agência Brasília\Blog Política Distrital