A Câmara Legislativa do Distrito Federal completará sua 8° legislatura em 2019 com um corpo parlamentar diferenciado, o que não acontecia há alguns anos. Com a queda da candidata do PROS Telma Rufino, os reeleitos  passarão de 8 para 7 parlamentares.
A casa  ganha com a chegada da deputada distrital do PTB-DF Jaqueline Silva, que lutou muito para comprovar sua filiação partidária, o que aconteceu naturalmente através do sistema que recebeu a filiação dos candidatos do PTB, em tempo hábil, a se candidatarem. Embrolhos a parte, vem um novo tempo, com novos parlamentares e novas propostas. A mudança que o povo do DF esperava aconteceu.
Em 1º de janeiro, os parlamentares tomarão posse às 9h no plenário da CLDF. Logo em seguida, ocorrerá a eleição da Mesa Diretora. Já existe nos bastidores, uma articulação dos novatos, para que os remanescentes percam espaço, alguns acreditam que são “reinados” constituídos nas secretarias e comissões. A derrocada é o mais provável de acontecer.
 Por outro lado, a presidência da casa deverá ficar com o companheiro de partido do governador Ibaneis Rocha, o deputado Rafael Prudente, que é um parlamentar tranquilo e não se mete em confusões desnecessárias, ao contrário de outros. Prudente tem facilidade em ouvir os colegas parlamentares, educado e querido pelos funcionários o deputado tem paciência para atender o povo, o que impressiona a todos no 4° andar, onde fica seu gabinete, enquanto outros parlamentares têm alergia de povão. O deputado Rafael Prudente tem seu dia de atendimento e não deixa o povo ficar sem falar com ele. Perfil de presidente, Rafael tem o apoio do Governador Ibaneis. As  permutas entre o legislativo e o executivo, com direito a nomeações e algumas diretorias em empresas do governo já está se concretizando.
O que pensa a jovem deputada Jaqueline Silva (PTB-DF)
Para a nova deputada Jaqueline Silva e presidente do PTB-DF, que será diplomada separadamente dos demais, a 8° legislatura da CLDF tem a missão de resgatar a função do legislativo, que se perdeu durante anos. A deputada pretende ocupar sua cadeira em parceria com a população do DF e em defesa das mulheres, tratando de temas que afligem a sociedade, como o aumento do feminicídio e a falta de condições para a proteção das vítimas de agressão doméstica e, também, o cuidado com as regiões administrativas, lembrando que Jaqueline é de Santa Maria. O governador precisa olhar para as gestões nas administrações, com mais autonomia. Jaqueline lembrou que, por muitas vezes, foi convidada a assumir cargos nos governos passados, mas sempre preferiu seus projetos, que foram implantados com êxito. Cito o Ocupa Parque, que reconstruiu praças e parques em todo o DF em parceria com empresários. O Ocupa Parque deverá virar Projeto de Lei, e isso incentivará os empresários a participarem.
Cris Oliveira