Após 21 anos, a Prefeitura de São Paulo reavaliou a organização do sistema de ensino em ciclos, fazendo diversas modificações, como o retorno da avaliação bimestral com notas de 0 a 10, a obrigatoriedade de boletins e o fim da aprovação automática. O fato de quase 40% dos alunos chegarem ao 5º ano sem ter pleno conhecimento da escrita, leitura e matemática foi o impulsionador da mudança, segundo fala do próprio secretário de Educação do município, César Callegari. Ainda, segundo ele, sem uma avaliação sistemática o Estado não sabe como o aluno está se desenvolvendo e para o aluno acaba gerando um descompromisso em relação ao estudo.
Porém, independente da posição favorável ou contrária à organização do sistema de ensino em ciclos, o ponto que merece elogio é a atitude dos gestores da Prefeitura em, primeiramente, esclarecer e consultar a comunidade por meio de sistema amplo (página específica na internet), dando prazo de 30 dias para que toda a sociedade possa se manifestar e tirar dúvidas. Em seguida, a Prefeitura vai promover as adequações necessárias para somente em 2014 realizar as mudanças.
Aqui no Distrito Federal, no entanto, não houve debate sobre a adoção deste sistema. E, na minha avaliação, este foi o grande erro da Secretaria de Educação do DF. Antes de qualquer mudança, os gestores deveriam fazer uma ampla consulta à sociedade, tirar as dúvidas de todos, reavaliar os procedimentos e organizar a rede pública com prazo suficiente para sua implantação, além é claro atender aos requisitos da legislação vigente, como a aprovação do Conselho de Educação. A Câmara Legislativa do DF não se omitiu. Foi de minha autoria a realização, em fevereiro deste ano, de audiência pública para debater o tema. E ficou claro que professores e pais de alunos têm muitas dúvidas sobre a questão.É importante que os gestores da Secretaria de Educação possam aproveitar as modificações implantadas pelo ex-ministro da educação e atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, para refletir e fazer uma profunda reavaliação da organização do sistema de ensino em ciclos no DF. Seria fundamental ouvir mais a comunidade escolar e, especialmente, o senador Cristovam Buarque, um dos maiores defensores e conhecedores da educação do Brasil.
Fonte:

Eliana Pedrosa
deputada distrital