camara em movimento sob

Com a inércia e a falta de expressão popular do governo Rollemberg (PSB) e Renato Santana (PSD), a Câmara Legislativa está se sobressaindo mais do que o Governo de Brasília. Os deputados, em unanimidade, entenderam que o DF pede socorro por causa das mazelas sofridas em governos passados. A vaidade partidária vai ficando para trás. No “Câmara em Movimento” de Samambaia, presenciamos momentos de união e de respeito em situações jamais imaginadas: como o respeito do deputado Chico Vigilante (PT) com Liliane Roriz (PRTB) e Celina Leão (PDT) andando na Estrutural acompanhada do deputado Ricardo Vale do PT.

A casa do povo super criticada por práticas ilícitas em gestões passadas está mudando sua cara e se sobressaindo no Distrito Federal. O governador Rollemberg em 6 meses de governo, não teve mais contato com o Distrito Federal. Seus eventos são palacianos e sua governança é uma côrte de Brasília, os administradores não tem contato real com a base das cidades que administram e suas rodas de conversa que marcaram a campanha, não dão respostas na prática da demanda do povo. Rollemberg fez questão de demostrar isso mudando o slogan do brasão da bandeira para GB (Governo de Brasília) no lugar de GDF (Governo do Distrito Federal).

A Câmara viveu um momento assim em 1994 no governo do então senador Cristovam Buarque (PDT). Nomes fortes de deputados distritais, debandaram à época para compor chapas majoritárias na eleição seguinte. Desta vez podemos acreditar que o futuro não será diferente. Sem citar posições partidárias, nomes da CLDF poderão no futuro, compor majoritárias na eleição de 2018. A não ser, que o governo Rollemberg, deixe de ter cara de inoperante e retire a inércia generalizada, ou seja, o “apagão de gestão” ainda pode dar a luz.

Cris Oliveira