O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, disse nesta sexta-feira (14) que o governo do Distrito Federal não vai tolerar manifestações contra a Copa das Confederações na região do Estádio Nacional Mané Garrincha neste sábado (15), dia da abertura do evento

Em entrevista à TV Globo, Avelar afirmou que a polícia vai coibir protestos. “Vamos agir com o rigor necessário, para que seja um dia de paz, de festa. O mundo está todo nos observando. (…) Prisões, se tiver que serem feitas, serão feitas”, declarou.

O secretário considerou o protesto desta sexta em frente ao Estádio Nacional como ação de “baderneiros“. Com pneus queimados, os manifestantes bloquearam o trânsito, o que causou reflexo em toda a área central da cidade.

Policiais militares acompanham protesto contra Copa das Confederações que fechou via em frente ao Estádio Nacional de Brasília (Foto: Gabriella Julie/G1)Policiais militares acompanham protesto contra Copa das Confederações que fechou via em frente ao Estádio Nacional de Brasília (Foto: Gabriella Julie/G1)

O trecho de 700 metros entre a rodoviária do Plano Piloto e a W3, que normalmente leva um minuto, era feito em 25 por volta das 11h. A Polícia Militar estimou a presença de 330 a 400 pessoas no local (veja mais fotos da manifestação).

Membro do Comitê Popular da Copa, que organiza o protesto, Priscila Brito disse que o movimento ocorre como repúdio ao dinheiro investido nos eventos esportivos. “É um absurdo que um volume tão grande de recursos financie a copa deixando à míngua áreas fundamentais como saúde e educação”, disse Priscilla.

Um texto distribuído pelos manifestantes no local diz que mobilização semelhante vai ocorrer em 12 capitais do país na próxima semana. Eles alegam negligência aos direitos humanos e sociais no Brasil, que estariam pior na preparação para as copas. Afirmam ainda que 250 mil pessoas em todo o Brasil foram removidas ou sofreram ameaça de remoção por causa dos eventos.

“Dinheiro há, o que não há é vontade política, que não é prioridade para atender quem mais precisa, que é o povo brasileiro, que não tem o que comer, onde morar e não tem o que vestir”, disse um dos líderes do movimento, Edemilson Paraná. “Os hospitais do Distrital Federal estão sem infraestrutura e esse povo, que também não tem casa, mora e morre na fila dos hospitais. O governo diz que não tem dinheiro, e nós vimos que tem dinheiro e por isso estamos reivindicando para que esse dinheiro que foi usado no estádio seja usado em prol de quem mais precisa.”

Um jornalista japonês da TV nacional de Tóquio, no Japão, que veio para cobrir a Copa das Confederações disse não estar assustado com a manifestação. “Já estive em manifestações maiores em Londres e quase levei um tiro a última vez que estive no Brasil” afirmou. “Entendo que eles estão reivindicando que o dinheiro seja melhor investido em educação e outras coisas.”

Arena
O Estádio Nacional de Brasília foi inaugurado no dia 18 de maio deste ano. Levantamento Núcleo de Fiscalização de Obras realizado em abril mostrou que o valor total do estádio saltou dos R$ 696,6 milhões iniciais para R$ 1 bilhão.

A inauguração ocorreu com cinco meses de atraso e depois de dois adiamentos. A previsão inicial de entrega era 31 de dezembro de 2012 e, sem seguida, 21 de abril, aniversário de Brasília. Diversas etapas das obras  foram questionadas pelo Tribunal de Contas do DF.

Fonte: G1