O horário de visita na UTI Adulto do Hospital Regional de Santa Maria, ontem (19/7), foi mais do que especial, e teve gosto de roça. Os profissionais da Intensicare, que prestam serviço nas alas de terapia intensiva, realizaram o primeiro dia da festa julina “1º Arraial da UTI HRSM”, para pacientes internados no local. Não faltaram decoração temática e comidas típicas. Mas, acima de tudo, o que deu a tônica do evento foi a emoção.

Três pacientes, selecionados por critérios médicos, receberam a visita de vários familiares e amigos de uma vez só e, ainda, participaram do evento. Morador de Brazlândia, Cícero Ferreira, pai da paciente Juliana Ferreira, de 20 anos, elogiou a iniciativa. “Trazer os pacientes para participar da festa traz alegria a eles e também a nós”, disse.

“É uma oportunidade maravilhosa de vê-los, e vê-los felizes. Isso eleva a auto-estima dos pacientes e também a nossa”, disse Antônio Linhares, familiar de um paciente internado.

“Um dos benefícios da iniciativa é levar referenciação a esses pacientes, que muitas vezes perdem até mesmo a noção do tempo e nem sabem direito onde estão”, define o chefe da Psicologia Adulto, Fernando Machado. “Nossa intenção é amenizar o estresse natural de quem está internado em uma UTI ou tem um ente querido nessa situação. Então, pensamos nessa ação, que é uma forma de levar alegria a essas pessoas num momento tão delicado de suas vidas”, completa o profissional.

O 1º Arraial da UTI HRSM prossegue hoje (20/7). Assim como ocorreu ontem, outros pacientes da UTI Adulto, também selecionados por critérios médicos, serão deslocados até o ambiente da festa, no hall de espera da ala, e poderão participar do festejo.

E outro ponto importante do segundo dia do 1º Arraial da UTI HRSM será uma festa julina destinada aos pequenos pacientes da UTI Pediátrica e seus familiares. O evento contará com mães, irmãozinhos e alguns dos pacientes internados na unidade. E, da mesma forma como ocorre com a UTI Adulto, a expectativa é de muita descontração e emoção.

SERVIÇO

Festa Julina 1º Arraial da UTI HRSM