DSC08255

O entrevistado do programa “Os cabeças da notícia” da rádio 104 FM de quarta (19/3), foi o 1º suplente de deputado distrital Guarda Janio. O programa os cabeças da notícia é apresentado pelo jornalista Toninho Pop, de segunda a sexta das 7h às 9h, humor e seriedade são a base do programa que discute os principais problemas do DF e do entorno, sempre com um convidado.

Janio falou sobre sua trajetória política e sua carreira na Polícia Militar do DF. Lembrou os tempos em que se dedicava a educação do trânsito, fato este que o levou até o Programa do Jô Soares.

Em relação à eleição de 2010, Janio se sente injustiçado e atribui esta injustiça principalmente por sua condição social. Ele ainda apresentou alguns exemplos desta injustiça.

O primeiro foi quando sua coligação perdeu mais de 6 mil votos, fato que daria a coligação mais uma cadeira na Câmara Legislativa, o que seria o reconhecimento dos seus 13.735 votos.

O segundo foi o caso da cassação do mandato do deputado distrital Benício. O processo jurídico cassou o mandato do parlamentar, mas não anulou seus votos. Com isto assumiu o 1º suplente da coligação. Caso os votos fossem anulados, haveria uma recontagem de votos e a coligação do Janio teria direito a esta vaga. Em resumo os votos que não valeram para o Benício, foram válidos para a coligação.

O terceiro caso foi a saída do deputado Joe Valle do PSB, o mesmo partido que Janio disputou a eleição em 2010. A lei permite que um parlamentar troque de partido, desde que seja para um partido novo. O que não foi o caso do parlamentar.

Janio falou sobre educação de trânsito e disse que em abril estará de volta às ruas do DF. Sobre a eleição de 2014, Janio afirma que é pré-candidato e que o futuro a Deus pertence.

Por Sandro Gianelli