Inaugurado em 2 de março de 1974, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) tornou-se referência em várias áreas, não apenas no âmbito do Distrito Federal. Com apenas quatro anos, teve o trabalho de coleta e distribuição de leite materno, por meio do seu Banco de Leite Humano, reconhecido nacional e internacionalmente, levando a unidade a receber o título “Hospital Amigo da Criança”, do Unicef e Ministério da Saúde. Também foi o primeiro, no Brasil, a atender ao chamado pé diabético, complicação causada pela doença – procedimento que serviu de modelo para a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

“E tem muito mais”, observa o deputado Jorge Vianna (Podemos), autor de requerimento para a realização de sessão solene da Câmara Legislativa, nesta sexta-feira (6), no auditório do hospital, em comemoração aos 46 anos do HRT. “Desde 2012, funciona, no local, o Polo de Pesquisa da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde do DF (Fepecs), que tem sido procurado por multinacionais e instituições como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, acrescenta o parlamentar.

O distrital destaca ainda, entre outras iniciativas, a realização de mutirões de cirurgias para a reconstrução de mamas, retiradas de nódulos cancerígenos, além de tatuagens de aréolas dos seios em pacientes mastectomizadas, bem como procedimentos para tratar o câncer de próstata. “Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo HRT, consideramos justa a homenagem da Câmara Legislativa na passagem de seu aniversário”, completou.

Marco Túlio Alencar
Foto: Figueiredo/CLDF
Núcleo de Jornalismo – Câmara Legislativa