Hong Kong acordou semiparalisada neste sábado (5), sem serviço de metrô e com dezenas de lojas fechadas, após uma noite de intensos protestos e confrontos entre manifestantes pró-democracia e a polícia.

A violência das ações populares foi condenada pela chefe executiva, Carrie Lam, que disse que a população está assustada.

Atos com máscaras

Essas novas manifestações são a resposta da população à proibição do uso de máscaras decretadas na sexta-feira (4) pelo governo, com base em uma lei antiga, que data de 1922 e não era usada há 50 anos.

Neste sábado (5), centenas de manifestantes voltaram novamente nas ruas de Hong Kong, com o rosto coberto e mais uma vez contestando a proibição do governo.

Após o ataqie a dezenas de estações de metrô, a operadora pública MTR anunciou que o tráfego estava suspenso em toda a rede, que transporta quatro milhões de passageiros diariamente.

Alguns shopping centers e supermercados permaneceram fechados, assim como muitos bancos chineses cujas fachadas foram cobertas com pichações.

Nas últimas horas, um policial atirou quando seu veículo foi cercado pela multidão e um coquetel molotov explodiu nas proximidades, disseram testemunhas.

A polícia argumentou que o agente agiu em legítima defesa.

Um adolescente de 14 anos também ficou ferido a bala, informou o South China Morning Post citando fontes médicas.

Primeiro passo

Hosun Lee, que se manifestou no distrito comercial de Causeway Bay, afirmou que protestou contra a proibição do uso de máscaras porque isso “é apenas um primeiro passo para o fim”, se referindo à teórica autonomia garantida em Hong Kong sob o princípio de “Um país, dois sistemas”.

Em alguns bairros, as pessoas estavam na fila para fazer estoques de alimentos em antecipação a futuros confrontos.

A polícia enviou mensagens pedindo à população que evitasse sair às ruas em previsão de protestos nos próximos três dias, já que segunda-feira é feriado em Hong Kong.

Enquanto muitos moradores dizem estar chocados com os atos de vandalismo, incomuns nesta mega-cidade geralmente tranquila, muitos manifestantes pró-democracia declararam simpatia por aqueles que recorrem à violência.

“O governo não está nos ouvindo, por isso estamos fortalecendo nossos protestos”, declarou, por sua vez, Nathalie, uma manifestante de 32 anos.

O ato também teve uma grande marcha em que as pessoas se deram as mãos, e, em um shopping-center, um manifesto que pede mais democracia foi lido.

Preocupação da ONU

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Michele Bachelet, se disse “preocupada com os altos níveis de violência em algumas manifestações”.

“Eu condeno a violência seja do lado que for… O direito à reunião pacífica deve ser respeitado sem restrições, mas, por outro lado, não podemos aceitar que haja pessoas mascaradas gerando violência”, disse ela a repórteres da Malásia.

A região britânica e agora se mi-autônoma está passando pela pior crise política desde junho, quando foi devolvida à China em 1997.

Em 9 de junho, mais de um milhão de pessoas, segundo os organizadores, foram às ruas de Hong Kong para protestar contra um projeto de lei do governo local que autorizaria as extradições à China continental.

O executivo de Hong Kong voltou atrás em sua decisão, mas os manifestantes prosseguiram com os protestos, que se tornaram cada vez mais violentos.

–:–/–:–

Manifestantes desafiam a proibição de máscaras em Hong Kong

Manifestantes desafiam a proibição de máscaras em Hong Kong

“As ações brutais dos manifestantes fizeram Hong Kong viver uma noite escura e acordar semiparalisada neste sábado (5)”, disse Lam em uma mensagem de vídeo.

“Todo mundo está preocupado e até assustado”, acrescentou Lam.