Os bombeiros australianos controlaram, nesta segunda-feira, 13, um megaincêndio nos arredores de Sydney, graças a um clima mais úmido que promete uma trégua muito necessária para o campo devastado pelo fogo. Os agentes de Nova Gales do Sul afirmam ter sob controle o grande incêndio da Gospers Mountain, no subúrbio noroeste de cidade, após uma luta de quase três meses.

O incêndio queimou mais de 800.000 hectares, incluindo uma área do parque nacional três vezes o tamanho da Grande Londres. Em uma visita à área nesta segunda-feira, o chefe do Corpo de Bombeiros Rural de Nova Gales do Sul, Shane Fitzsimmons, disse que ainda há “uma pequena área em chamas para completar”, mas que a “previsão de contenção parece promissora”.

O Centro de Meteorologia prevê até 50 milímetros de chuva na próxima semana, um alívio após uma seca prolongada.Se essa previsão se cumprir, para o Serviço de Bombeiros Rurais de Nova Gales do Sul, será “todos os presentes de Natal, aniversário, noivado, casamento e formatura, tudo em um. Vamos cruzar os dedos”. Dezenas de incêndios continuam, porém, fora de controle.

Os incêndios agravados pelas mudanças climáticas provocaram grande mobilização internacional e doações para ajudar a população e os animais. A flora e fauna únicas da Austrália sofreram um golpe catastrófico, com cerca de 1 bilhão de animais mortos e incontáveis árvores e arbustos queimados.

A ministra do Meio Ambiente, Sussan Ley, alertou que, em algumas áreas, o coala deverá ser classificada como espécie ameaçada de extinção. O governo planeja alocar 50 milhões de dólares australianos (35 milhões de dólares americanos) para a recuperação da vida selvagem. “Este foi um desastre ecológico, um desastre que ainda está em andamento”, declarou o ministro do Tesouro, Josh Frydenberg, ao anunciar a criação do fundo de emergência.

Neste fim de semana, Sydney realizará um show beneficente para ajudar os serviços dos bombeiros, a Cruz Vermelha e as organizações de defesa dos animais. Entre os principais artistas que se apresentarão estão Alice Cooper, Olivia Newton-John e Queen.

Fonte: O Povo