SÃO PAULO – O Estado reúne diariamente as notícias mais relevantes sobre o coronavírus no Brasil e no mundo. Nesta terça-feira, 3, o vírus chegou à Argentina e ao Chile. Após ministra dizer que os jogos olímpicos poderão ser adiados, membro do Comitê Olímpico Internacional falou que a data está mantida e os atletas devem continuar treinando. A equipe de reportagem também separou dicas de como cancelar a viagem ao exterior e pedir reembolso.

O Chile e a Argentina registraram nesta terça-feira, 3, os primeiros casos de coronavírus nos países. As informações foram confirmadas pelo presidente chileno Sebastián Piñera e pelo ministro da saúde argentino Gines Gonzalez Garcia.

Bernard Rajzman foi uma referência do país no vôlei, sendo vice-campeão olímpico em 1984, e atualmente é membro do Comitê Olímpico Internacional (COI). Aos 62 anos, ele está acompanhando de perto o debate sobre a realização dos Jogos Olímpicos em Tóquio por causa do coronavírus. Para o dirigente brasileiro, o evento vai ocorrer de 24 de julho a 9 de agosto, como programado. Mais cedo, o governo do Japão admitiu a hipótese de adiar os Jogos Olímpicos de Tóquio.

O Twitter pediu a seus mais de 4,8 mil funcionários que trabalhem em casa por conta do surto de coronavírus. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 2, no blog da empresa. Anteriormente, o Twitter já havia suspendido viagens de funcionários que pudessem ser adiadas.

O Ministério da Saúde vai incluir até quarta-feira, 4, novos países na lista de alerta para casos suspeitos do novo coronavírus, incluindo os Estados Unidos, informou o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo dos Reis. Com isso, segundo ele, aproximadamente 30 países estarão na nova listagem.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou nesta terça-feira, 3, a importação de imunoglobulina comprada pelo Ministério da Saúde para ser distribuída à rede pública. Como o Estado revelou, o estoque do produto estava “baixíssimo”, segundo fontes do governo. A expectativa de secretários estaduais era de que o medicamento terminasse em cerca de 30 dias.

A Organização Mundial da Saúde anunciou nesta terça-feira, 3, que já foram registrados 90.893 casos de coronavírus no mundo, com 3.110 mortes. A entidade afirmou que 12 novos países reportaram os primeiros casos e 21 têm apenas um caso confirmado.

O consumidor que adquiriu ou reservou passagem aérea a um país que esteja com transmissão do novo coronavírus e deseja cancelar ou adiar a viagem deve entrar em contato com a companhia aérea e formalizar o pedido de cancelamento/adiamento. A empresa deve fazer o ressarcimento em até 30 dias após o pedido.

Fonte: Portal Terra