Portugal inicia esta sexta-feira mais 15 dias em Estado de Emergência. E quinta-feira foi um dia marcante no que à pandemia da Covid-19 no nosso país diz respeito: pela manhã, o Parlamento deu o seu parecer favorável à renovação e, às 20 horas, numa declaração ao país, Marcelo Rebelo de Sousa decretou-o oficialmente. Conheça aqui todas as restrições e regras.

Esta é, como considerou o Presidente da República, “uma causa nacional” e os portugueses “têm estado exemplarmente nas suas casas, no trabalho, na coragem serena a enfrentar a pandemia, sabendo que este vai ser o maior desafio dos últimos 45 anos”.

Já no final do Conselho de Ministros, que durante a tarde reuniu para aprovação do diploma que prorrogou o prazo, António Costa anunciou as ‘regras’ que vão definir as próximas duas semanas. Durante o período da Páscoa, de 9 a 13 de abril, estarão encerrados os aeroportos nacionais e, “entre as 00h do dia 9h e as 24h do dia 13 de abril, serão proibidas as circulações para fora do concelho de residência habitual, exceção feita às deslocações em trabalho.

O último balanço da Direção-Geral da Saúde, esta sexta-feira, dá conta de que o número de infetados pelo novo coronavírus subiu para 9.886 e o número de óbitos para 246. Os casos de recuperação mantêm-se nos 68.

Acompanhe AO MINUTO todas as incidências da Covid-19 em Portugal e no Mundo:

14h00 – Este acompanhamento fica por aqui. Siga as mais recentes atualizações AO MINUTO aqui.

13h58 –  DGS vai repensar recomendação sobre o uso das máscaras? “Temos dito sempre que Portugal está alinhado com as recomendações da OMS, do Centro Europeu de Controlo de Doenças e a literatura médica e científica indicaram. E sempre dissemos que se houvesse evidências novas, nós faremos de acordo com as mesmas. Dito isto, o que nós sabemos inequivocamente, à data, é que não há uma única medida que seja completamente eficaz“, disse Graça Freitas na conferência desta sexta-feira.

13h54 – O primeiro-ministro húngaro, o ultranacionalista Viktor Orbán, acusou a União Europeia de atacar a Hungria em vez de cooperar na luta contra a pandemia de Covid-19 acusando o magnata George Soros de ser responsável pelas críticas contra Budapeste.

13h49 – Um utente do Lar Mãe de Jesus, do Centro Social Paroquial Padrão da Légua, em Matosinhos, internado no hospital local, morreu vítima de infeção pelo novo coronavírus, confirmou à Lusa o presidente da instituição.

13h44 – Zhang, um cidadão chinês, levou o pai a uma unidade hospital de Wuhan, o epicentro da pandemia da Covid-19, para uma cirurgia em janeiro deste ano. Dias depois de dar entrada, o progenitor morreu devido ao novo coronavírus. A história é contada pela AFP.

13h40 – Os especialistas garantem que estudar estas proteínas é fundamental para a formulação de fármacos para tratar o novo coronavírus, causador da doença da Covid-19 que está a matar milhares em todo o mundo. Fique a par, aqui.

13h36 – Kaká não esconde a tristeza pela situação que Itália vive por conta da pandemia do novo coronavírus. O antigo jogador brasileiro tem um carinho especial pela cidade de Milão, por ter representado ao AC Milan, e revela algo que lhe ficou na memória: “O Papa rezar sozinho na praça de São Pedro é uma imagem impressionante”.

13h21 – Autoridade de Saúde dos Açores elevou esta sexta-feira para 66 o número de casos positivos de Covid-19 na região, com mais três novos casos na ilha de São Miguel, a mais populosa do arquipélago.

13h15 – Os primeiros testes realizados a 20 utentes do lar São José, em Ílhavo, onde morreu uma idosa infetada com o novo coronavíruspermitiram diagnosticar mais 13 casos positivos de Covid-19, informou fonte da instituição.

13h12 – Altice Portugal e a Huawei anunciaram uma colaboração para apoiar o Ministério da Saúde nesta altura de pandemia e, entre as medidas já apresentadas, conta-se a distribuição de “centenas de tablets” pelos pacientes nos hospitais para os ajudar a manter contacto com os familiares e amigos.

13h08 – Parte da população de Ovar está desanimada com o prolongamento do cerco sanitário local para contenção da Covid-19, pela situação emocional “cruel”, que impede a despedida de amigos mortos, e pela paragem económica que antecipa “pobreza e fome”.

13h03 – O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, lembrou, esta sexta-feira, que “estamos no mês mais crítico desta pandemia e que a renovação do Estado de Emergência nos “obriga a todos a um esforço adicional na luta contra o vírus”“Por isso, nunca é demais lembrar: não podemos vacilar”.

De 1 de março a 1 de abril, disse o responsável, “foram processadas cerca de 86 mil amostras para diagnóstico de Covid-19″. Só no dia 1 de abril, especificou, foram processadas cerca de 7.900 amostras.

Veja, no vídeo em baixo, a conferência de imprensa na íntegra