O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, apresentou nessa quarta-feira (22) o material promocional que será entregue aos participantes da 50ª Corrida de Reis – a maior e mais tradicional prova de rua de Brasília. O governador Ibaneis Rocha e o vice Paco Britto receberam os primeiros kits e um troféu que será entregue aos primeiros colocados em cada modalidade.

Faz parte do kit adulto, direcionado a 16 mil corredores inscritos que correrão 6 km ou 10 km: 1 camiseta, 1 squeeze (garrafa d’água), 1 número de peito e 1 chip de identificação – tudo dentro de uma sacola de pano ecológica. Para as mil crianças que participarão da prova infantil, será dado também 1 boné.

A formação de atletas mirins é um dos caráteres desenvolvidos pela prova, com o apoio do Governo do Distrito Federal. Integrante da Casocaps, projeto social que forma crianças e adolescentes em diversas modalidades do atletismo, Amanda de Souza Silva, de 14 anos, participará pela sétima vez da Corrida de Reis. O sonho é chegar ao Pan Americano. “Treino duas vezes por dia para a Corrida de Reis, prova que já faz parte da minha formação.”

O mesmo caminho segue o pequeno Michael Braga, de apenas 9 anos. Apelidado de Boltinho, em referência ao ex-velocista jamaicano considerado o homem mais rápido do mundo, o aluno do 5º ano do Riacho Fundo 1 já disputou 58 provas – e em 53 chegou em primeiro lugar. “O coração bate muito forte de emoção”, conta ele, que se diz grato à ajuda que recebe do governo ao seu treinamento.

Calendário nacional

A Corrida de Reis volta em 2020 ao seu mês de origem, janeiro, quando no dia 6 é celebrado o Dia de Reis. Pela proximidade de outra grande e tradicional prova de rua nacional, a de São Silvestre, e por nem sempre coincidir com o final de semana, o evento teve sua data alterada ao longo dos últimos anos, o que será resgatado neste governo.

O governador Ibaneis garantiu que irá cumprir o calendário da Corrida de Reis nos próximos anos e transformá-la em uma das maiores do Brasil. “Para ele, a data tem uma simbologia que deve ser resgatada: a da celebração do nascimento de Cristo pelos três Reis Magos. “Será a abertura do ano de Cristo que virá por meio dos nossos atletas.”

Entrega

A entrega do kit da Corrida de Reis começa nesta quinta-feira (23), das 12h às 20h, no portão 5 do Estádio Nacional Mané Garrincha (voltado para o ginásio Nilson Nelson). Na sexta (24), a retirada será das 11h às 20h, e no sábado das 8h às 12h. Para receber o material, cada atleta deverá entregar 4 kg de alimentos não perecíveis.