A Frente Parlamentar Mista do Esporte vai atuar na proteção dos direitos dos atletas e acompanhar a tramitação de propostas relacionadas ao tema. A frente foi lançada na Câmara (15), com a presença de vários atletas e representantes de confederações e federações esportivas.

O deputado Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF), coordenador do grupo, disse que muitas vezes a importância do esporte é relegada em função dos problemas de setores como saúde e educação:

Mostrar para os governos que o esporte é saúde, o esporte é segurança, o esporte forma cidadão. E será um meio pelo qual nós estaremos cobrando as autoridades para que as políticas do esporte venham a funcionar em todo o nosso país.

Robson Aguiar, vice-presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar, pediu apoio aos deputados para recompor as verbas para o setor:

Eu acho que o primeiro ponto é manter os recursos no esporte de base. Nós tivemos uma MP ano passado, a 841, que retirava o recurso do esporte de base. Tirava do desporto escolar, do desporto universitário, das secretarias estaduais; que é aonde está a base do esporte brasileiro. Eu acho que essa frente pode brigar para que esses recursos sejam mantidos eternamente e fortalecidos, aumentados, porque é na base onde está o grande celeiro de atletas.

Robson lembrou que, em 2020, serão realizadas as olimpíadas escolares, a chamada Gymnasíade, na China.

Reportagem – Sílvia Mugnatto