Viaduto restaurado por alunos do RenovaDF é todo pichado

O trabalho feito por cerca de 100 alunos do RenovaDF – programa de qualificação profissional e recuperação de equipamentos públicos do GDF – foi manchado pelo vandalismo. Um dos viadutos da Asa Sul restaurados pela equipe de aprendizes foi todo pichado e rabiscado nos últimos dias. A reluzente pintura na cor cinza, esforço de duas semanas de serviços, foi perdida.

O trabalho feito em duas semanas por cerca de 100 alunos do RenovaDF foi destruído pelas pichações e precisou ser refeito | Foto: Divulgação Setrab-DF

Nos últimos dias, a limpeza e a pintura do local começaram a ser refeitas pelos alunos. “É complicado, pois os equipamentos públicos já se desgastam com o tempo. E ainda vem somada com o vandalismo, com a falta de apreço pela cidade”, reclama um dos coordenadores do RenovaDF pela Secretaria de Trabalho (Setrab), Claudio Mello. A passagem danificada é a que dá acesso ao final do Eixão Sul, na altura da quadra 216, na via chamada ERW Sul.

Atraso no cronograma

Os aprendizes das turmas do período noturno têm como tarefa a recuperação de viadutos e túneis do Plano Piloto. Com o ocorrido, o próximo viaduto terá de esperar. “Temos um cronograma a ser cumprido, são três meses de curso. E, para os alunos seguirem para o próximo equipamento, precisam terminar a recuperação do atual, o que não ocorreu como previsto”, explica Mello.

Estas turmas do RenovaDF, inclusive, passaram pelo treinamento de trabalho em altura, chamado de NR 35, ministrado pelo Senai, para execução do serviço . Os aprendizes vêm realizando desde pinturas simples até aquelas com o auxílio do elevador (plataforma). De acordo com o coordenador do programa, algumas tesourinhas da Asa Sul e o Buraco do Tatu, túnel de ligação entre os Eixos Norte e Sul, estão no roteiro de serviços.

Para amenizar o estrago, por enquanto, foi dada uma demão de tinta nas pichações | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O prejuízo também é outro fator lembrado. “Vamos ter de usar mais cerca de 30 latas de tinta acrílica para eliminar as pichações e finalizar o trabalho”, estima o supervisor do Senai, Pedro Dias. “Além disso, a chuva dos últimos dias já havia atrasado os nossos serviços”, acrescenta. O prejuízo financeiro estimado é de pelo menos R$ 5 mil.

Aluno protesta

O aluno William Alves, 32 anos, morador de Santa Maria, frisa que não apenas o local das pichações mas as paredes inteiras terão de ser pintadas de novo. Segundo ele, o sentimento é de raiva. “Um serviço que gastamos uns 20 dias para fazer é destruído em cinco minutos”, protesta. “Mas, tudo bem. Vamos refazê-lo com todo o cuidado e seguir o nosso aprendizado”. Para amenizar o estrago, por enquanto, foi dada uma demão de tinta nas pichações.

Viaduto restaurado por alunos do RenovaDF é todo pichado

 

Fonte: Agência Brasília

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias