O Instituto Brasília Ambiental, Ibram, entrega oficialmente nesta quinta-feira, 5 de abril, à Associação Nacional dos Clínicos Veterinários de Pequenos Animais, Anclivepa, as instalações do primeiro Hospital Veterinário Público do Distrito Federal. A instituição, sediada em São Paulo, foi a que melhor pontuou no Chamamento Público nacional feito pelo governo do DF, no inicio deste ano, buscando organizações da sociedade civil (OSC) para implantar e operacionalizar os serviços. Com larga experiência nessa atividade, a instituição já administra com sucesso quatro hospitais públicos veterinários no Estado de São Paulo, há mais de dez anos. Com a entrega, seus profissionais iniciam já nesta semana a fase pré-operacional dos atendimentos. O governador Rodrigo Rollemberg vai visitar as instalações e assistir aos primeiros atendimentos, durante a entrega.

O prédio do HVEP, com 540 metros quadrados, vai funcionar no Parque Largo do Cortado, em Taguatinga, e foi construído pelo Ibram com recursos de compensação ambiental. O projeto segue uma estratégia de enfrentamento de problemas contemporâneos de saúde pública, criados pela convergência humana, animal e ambiental, conceito atualmente conhecido como “saúde única”, conforme explica o presidente do Instituto, Aldo Fernandes.

No espaço, serão oferecidos serviços gratuitos de consultas, cirurgias, medicações, exames laboratoriais, internação, ambulatório e outros tratamentos para cães e gatos, sobretudo pertencentes a famílias de menor renda ou inscritas em programas sociais do Governo do Distrito Federal. Seus animais domésticos geralmente estão sujeitos a viroses, infecções bacterianas, micoses, neoplasias, fraturas, alergias e outros males sem, no entanto, disporem de atendimento especializado, uma situação duplamente aflitiva, com sofrimento físico do animal e aflição dos seus donos, justificam os técnicos do Instituto.

Além do atendimento cirúrgico e clínico, os profissionais também vão orientar a população sobre boas práticas, normas e higiene, contribuindo assim para a promoção da guarda responsável de seus animais.   Outros a serem atendidos são os que estão sob a guarda do Centro de Controle de Zoonoses e em abrigos instalados na cidade. Denúncias de animais domésticos maltratados, demanda muito frequente junto ao Ibram e às polícias militar e civil do DF, serão também melhor atendidas pois o HVEP poderá oferecer assistência médica a essas vítimas. Aliás, o novo hospital elimina também um vazio jurídico, pois no Distrito Federal a lei nº 4.060/2007, art. 3º, inciso V, considera maus-tratos deixar de prestar assistência veterinária a animal doente, ferido, extenuado ou mutilado.

O investimento previsto para este primeiro ano de atividade do HVEP é de um milhão de reais, mas a Anclivepa vai poder captar recursos de outras fontes, desde que o objetivo seja aprimorar ou ampliar o atendimento dos animais.  A previsão é de investimentos totais pelo governo de até doze milhões de reais nos próximos cinco anos, com os quais o Ibram pretende atender pelo menos 400 mil animais nesse período.

De acordo com os dados disponibilizados pelo IBGE o numero estimado de cães e gatos domiciliados do Distrito Federal é de 629.267 sendo 507.170 Cães e 122.097 Gatos. Considerando que a população estimada do Distrito Federal, conforme dados de 2017 é de 3.039.444, temos uma proporção de 4,83 proprietários, por animal, sendo 5,99 proprietários por cada cão e 2,53 proprietários por cada gato.

Já um levantamento feito em todo o Brasil pelo Instituto, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), mostrou que o país já tem a segunda maior população de pets do mundo, com 22,1 milhões de felinos e 52,2 milhões de cachorros. E que a população de gatos se multiplica em maior proporção e deve predominar em menos de dez anos.

ATENDIMENTO – Segundo Wilson Grassi, um dos diretores da Anclivepa, que administrará o HVEP a partir desta quinta-feira, 5 de abril, o modelo de atendimento a ser implantado no hospital do Parque do Cortado, será o mesmo adotado em suas unidades no Estado de São Paulo. Lá, são distribuídas senhas entre 6h e 10h aos que chegam ao local. Eles apenas devem levar seu animal, documento de identidade e comprovante de residência, para o cadastramento.

 

Instituto Brasília Ambiental (IBRAM)