Samambaia ganhou nova face, no início desta semana, quando as equipes do programa Sanear-DF recolheram 800 toneladas de inservíveis, lixo e entulho em toda a região. O programa é coordenado pelas secretarias das Cidades e de Governo e pela Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival).

A ação foi realizada nos pontos mapeados pela administração da cidade, a partir de demandas encaminhadas pela população por meio da Ouvidoria do GDF. Foram vistoriados mais de 18 endereços, entre esses, um lote abandonado na QS 404.

“Esse lote estava incomodando muito”, contou o morador Wagner Oliveira, que comemorou a operação. “Pedimos várias vezes para o proprietário remover o lixo, mas graças a Deus, a administração veio limpar”.

Outro local vistoriado pelo Sanear-DF foi o Aterro Sanitário, onde as equipes descartaram pneus, garrafas e outros materiais. “Os casos de dengue têm preocupado todo o GDF, por isso é tão importante uma intervenção como essa”, destacou o administrador de Samambaia, Gustavo Aires. “Contamos também com o auxílio da comunidade para vistoriar as suas próprias casas”.

Além de recolher entulho e material que pode propiciar o aumento dos focos do mosquito transmissor da dengue, o Sanear-DF também tem atuado em ações de combate ao coronavírus, já tendo contemplado mais de 100 áreas públicas com essa operação.

* Com informações da Administração de Samambaia