Brasília, 24/11/2017 – A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) informa que, cumprindo rigorosamente a decisão judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), irá operar, a partir deste sábado (25), com 18 estações abertas para embarque e desembarque no horário de pico, de segunda a sábado. Nos demais horários, 12 estações permanecerão abertas para embarque e desembarque, sendo que outras seis ficarão abertas apenas para desembarque. (Confira na arte em anexo)

No domingo estarão abertas nove estações ao longo de toda a operação para embarque e desembarque: Central, Shopping, Guará, Águas Claras, Praça do Relógio, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Furnas e Samambaia.

As estações 102 Sul, Asa Sul, Concessionárias, Guariroba, Ceilândia Norte e Samambaia Sul permanecerão fechadas durante todo o período de greve.

As medidas foram adotadas contando com que o Sindicato dos Metroviários disponibilize os percentuais de empregados informados verbalmente durante reunião realizada na sede do Metrô, no dia 23/11/2017.

O Metrô-DF esclarece que a estratégia fundamenta-se a partir das seguintes considerações:

1- Com o retorno da operação, no dia 23/11, várias estações foram abertas com apenas um empregado, situação que pode colocar em risco a segurança dos usuários, dos empregados e do sistema. Algumas estações tiveram de ficar fechadas, na abertura do horário de pico da manhã, até a chegada de pelo menos um empregado, mantendo, inclusive, algumas bilheterias fechadas.

2 – Com a instalação do Bilhete Único, os usuários que residem próximo às estações que permanecerão fechadas ao longo da greve poderão fazer uso de ônibus até a estação mais próxima. Dessa forma, não serão prejudicados com relação ao custo do transporte, uma vez que usarão apenas uma passagem.

3- A equipe de operação do Metrô-DF tem enfrentado um ambiente de incerteza operacional diariamente, uma vez que tem oscilado o número de empregados presentes. Em sistemas com a complexidade como o do Metrô torna-se inviável operar sem estratégias previamente definidas, não cabendo improvisos. A falta de um efetivo mínimo torna inviável a abertura de todas as estações e a adequada operação do sistema. Com a solução operacional apresentada usuários e empregados do sistema terão a certeza das condições da operação eliminando qualquer incerteza e possíveis incômodos.

4- A estratégia de abrir 18 estações durante nos horários de pico e 12 nos demais horários permite ainda a continuidade regular dos treinamentos que vêm sendo dados aos novos empregados recentemente convocados, aprovados no último concurso, atendendo a um dos pleitos da categoria e às necessidades da empresa.

O Metrô-DF reitera respeitar o direito de greve e o fiel cumprimento à decisão da Justiça do Trabalho, lamentado os transtornos causados à população.



— 
Assessoria de Comunicação