O feriado da Proclamação da República, nesta quarta (15), foi de muito trabalho em mais uma ação do Ocupa Parque em Santa Maria. Desta vez, uma grande equipe com aproximadamente 50 voluntários esteve na CL 121 da cidade revitalizando mais uma área de recreação. Como de praxe, toda a ação contou com a ajuda incondicional de moradores, comerciantes e lideranças comunitárias. Este foi o oitavo  parque totalmente revitalizado: 2 no Gama e 6 em Santa Maria.

O Ocupaparque é um projeto de construção e revitalização de praças e parques em várias áreas de Santa Maria, mas que teve início no Gama. Todo o trabalho conta com a ajuda imprescindível de voluntariados para incentivar o lazer e o bem-estar das famílias e crianças. Neste feriado, na CL 121, foi realizado uma nova pintura e manutenção nos brinquedos, roçagem e uma grande limpeza do local. Nas ações anteriores, de uma forma geral, a revitalização foca na manutenção dos brinquedos, campo de areia, academia para idosos, além da arborização do espaço com o plantio de mudas de ipês.

A ideia do movimento #ocupaparque é de se expandir para outras praças e parquinhos de Santa Maria e, sempre, com a participação da sociedade, como avalia a líder comunitária e uma das idealizadoras do mutirão, Jaqueline Silva, moradora há mais de 25 anos: “É um sonho que tinha desde muito tempo. Conversei com alguns comerciantes e lideranças comunitárias da nossa querida Santa Maria que abraçaram a causa. A sensação é de muita felicidade, pois a comunidade também participa com bastante empenho neste projeto. Estamos no nosso quinto parque somente em Santa Maria. Pretendo, futuramente, expandir essa ação de revitalização para outras cidades. Juntos, vamos fazer uma agenda para que todos os parques de Santa Maria sejam revitalizados e, de fato, tomados pelas famílias. O apoio da população será fundamental”.

Cronograma Ocupa Parque:

Na ação do Ocupaparque, foi revitalizado, em maio, o parque localizado na Avenida Central, em frente à praça, na QC 01. Foram reformados dois parquinhos, a academia para malhar, a quadra polioesportiva, bancos e mesas, além da retirada do matagal e formigueiros. No início de junho, mais uma construção de um parquinho infantil, localizado na CL 105. Este parquinho conta com brinquedos, um campo de areia, uma academia para idosos, além de arborização e plantio de 30 mudas de ipês. A ação também passou na CL 118, Residencial das Acácias, na parte norte da cidade. Já na CL 102, na Creche Corujinha, em Santa Maria Sul, foi feito um percolado.