O Governo do Distrito Federal publicou, nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial, o decreto nº 47.035/2025, que estabelece a gratuidade das tarifas de ônibus e metrô entre os dias 17 e 19 de abril. A iniciativa busca facilitar o deslocamento da população durante o feriado prolongado de Tiradentes, promovendo o uso do transporte coletivo e contribuindo para a redução do tráfego de veículos particulares nas vias da capital.
Além da gratuidade no transporte, o decreto também determina ponto facultativo no âmbito da administração pública direta e indireta do DF durante o mesmo período.
Zoológico com acesso facilitado aos domingos e feriados
O tradicional passeio ao Zoológico de Brasília ficou ainda mais acessível. A entrada, que já é gratuita aos domingos e feriados, agora conta com um novo incentivo: o transporte gratuito oferecido pelo programa Vai de Graça, do GDF.
A grande novidade é a criação da linha 023.1 do zebrinha — ônibus de vizinhança que opera em trajetos curtos —, com partidas a cada 30 minutos, das 8h às 17h30, ligando diretamente o Terminal da Asa Sul (TAS) ao Zoológico. A nova linha entra em operação exclusivamente nos dias de gratuidade, facilitando o acesso de famílias e turistas a um dos principais pontos turísticos da cidade.
A medida integra os esforços do governo para ampliar o programa Vai de Graça, que já oferece transporte gratuito em ônibus, BRT, metrô e zebrinha aos domingos e feriados. Desde o lançamento, em março, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) registrou um aumento de 59% na demanda.
“Estamos ajustando a operação para atender novos eixos de interesse da população, como o Zoológico e outros pontos turísticos e culturais da cidade”, afirmou o secretário de Mobilidade, Zeno Gonçalves.
A linha 023.1 está integrada às demais linhas que chegam ao Terminal da Asa Sul, beneficiando usuários de diferentes regiões do DF, como Sobradinho, Planaltina e os que utilizam o metrô.
Além disso, a Semob anunciou reforços no transporte público durante os dias de maior movimento, com 119 viagens extras em 27 linhas de ônibus.