FestFlor movimenta pavilhão do Parque da Cidade

Mostra de flores, que tem participação da Novacap na organização, vai de quinta-feira (19) a a domingo (22) RENATA MOURA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

Não são só os ipês e as paineiras que encantam a paisagem de Brasília nesta época do ano. Apesar da alta temperatura (acima dos 30 graus) e da baixa umidade (chegando a 8%), milhões de flores se mantêm firmes nos canteiros e jardins espalhados por todo o Distrito Federal, graças ao dedicado trabalho de dezenas de funcionários no Viveiro I da Novacap, localizado no Park Way. São petúnias, flocos, targetes, zínias, sálvias-azuis e dálias produzidas uma a uma, totalizando 22 espécies.

Algumas dessas flores estarão expostas ao público a partir de amanhã (19) até domingo (22) no FestFlor 2019, no pavilhão do Parque da Cidade. O evento tem entrada gratuita, oferecendo ao público oficinas demonstrativas de flores do Cerrado, arranjos, decoração de festas, desfile e shows musicais.

Além disso, um jardim sensorial de 320 metros quadrados está sendo construído para pessoas com deficiência visual. “Está ficando muito bonito”, antecipa o chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Raimundo Silva.

66 milMédia semanal de mudas produzidas pelo Viveiro I da Novacap

Segundo ele, a proposta é mostrar um pouco do trabalho de paisagismo feito nos quatro cantos da capital federal. “Queremos que eles possam sentir um pouco de todo o trabalho que fazemos para embelezar nossa cidade”, explica Silva.

Durante o FestFlor, a Novacap vai distribuir mais de 2 mil mudas de flores, além de levar ao local técnicos para passarem dicas de plantio e manutenção. “Já enviamos mais de quatro caminhões com vários materiais, desde as florzinhas que embelezam os canteiros das cidades até palmeiras e arranjos de mesa que são usados em residências oficiais e palácios”, explica o responsável pelo atendimento ao público no viveiro, Salvador Pereira.

Viveiro


Todo o trabalho de paisagismo do DF exposto pela Novacap no FestFlor começa lá no Viveiro I. Criado há 59 anos, o local é referência em produção de espécies de árvores e flores adaptadas ao clima seco do Cerrado. São mais de 17 hectares destinados exclusivamente à produção de ervas (plantas rasteiras), arbustos, palmeiras, plantas de sombra e flores.

Anualmente, são semeadas e colhidas de 9 a 15 milhões de mudas de flores, o que representa cerca de 75% de toda a produção do Viveiro I. Na temporada de seca, há uma diminuição natural na produção. Em média, por semana, o local chega a produzir mais de 66 mil mudas.

Quem se interessar pelas mudas da Novacap e não tiver a oportunidade de ir até ao Fest Flor, pode adquiri-las no próprio viveiro. “Comercializamos o excedente da nossa produção”, explica Salvador Pereira. “Estão disponíveis para venda algumas flores da temporada, ervas, arbustos e palmeiras”.

As mudas colocadas à venda ficam expostas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h30, no Viveiro Novacap I (Park Way, Trecho 2, Quadra 6, Conjunto 1, telefone 3386-1100.

 

Nos siga no Google Notícias

Comentários

338FãsCurtir
21,700SeguidoresSeguir
594SeguidoresSeguir

Últimas Notícias