A Câmara Legislativa do Distrito Federal resolveu atender ao clamor da sociedade pelo FIM dos gastos com verba indenizatória de gabinete, hoje no valor de R$ 25.322,25 mensais.

Na tarde do dia 30 de janeiro, em um ato de coragem que marcará futuras legislaturas da CLDF, o Presidente da casa e Deputado Distrital Joe Valle (PDT), juntamente com o Deputado Distrital e Segundo Secretário Robério Negreiros (PSDB), reuniram-se pela criação do projeto de lei que será apresentado em plenário para os deputados e deverá entrar em votação depois do carnaval.

Para o Deputado Robério Negreiros, a extinção da verba indenizatória será um marco para o Poder Legislativo. Assinar o projeto de lei que dará exemplo cortando na carne, não é fácil. A casa do povo do Distrito Federal tem a responsabilidade, como legislativo da CAPITAL DO PAÍS, de ser exemplo de gestão financeira. Como Segundo Secretário, responsável pelas finanças e pela administração da CLDF, estando no segundo mandato e sendo filho de Brasília, Robério se sente consciente e honrado em defender a economia nesse momento de crise que atinge todos os estados brasileiros.

Se aprovado em plenário, o projeto que pede o fim da verba indenizatória deverá trazer aos cofres da Câmara Legislativa do DF uma economia de aproximadamente R$ 29 milhões por legislatura. Uma mudança de paradigma para as gerações futuras da Casa do Povo, que se alinhará ao novo momento político tão exigido pelo povo brasileiro e, principalmente, pelo povo do DF.

Como é usada a verba indenizatória pelos parlamentares?

A verba indenizatória conhecida como “verba de gabinete” tem como principal objetivo custear despesas para a manutenção do mandato parlamentar. É usada para ressarcir gastos com locação de imóveis e veículos, compra de materiais, combustível e contratação de consultoria.

 

Assessoria de Comunicação/Gab