13 C
Distrito Federal
06/07/2020 - 08:00 AM

As Quentes da Política do DF

Santa Maria totalmente democrática  Pela primeira vez na Santa Maria, veículos de comunicação e comunidade podem circular tranquilamente na Administração Regional. O recém-administrador nomeado, Renato...
More

    Catálogo da exposição “Salve Meu Cerrado” em versão virtual


    Os alunos João Vitor Alves  e Cleber Lucas da Silva, da Escola Classe 40, de Ceilândia; Adrielly Pereira, do Centro de Ensino Fundamental 08, de Sobradinho; e centenas de outros jovens e crianças terão a oportunidade de rever a tela que pintaram, juntamente com seus colegas de classe, para a exposição “Salve Meu Cerrado”.

    Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a Sema lança o catálogo virtual da exposição, com obras produzidas por alunos de 37 escolas públicas de Ceilândia, Gama, Tamanduá, Guará, Estrutural, Núcleo Bandeirante, Planaltina, Córrego do Meio, Recanto das Emas, Samambaia, Sobradinho e Taguatinga.

    O catálogo está disponível na plataforma Issu: neste link.

    A mostra, composta por um grande varal ao ar livre com as telas, integrou a Semana do Cerrado de 2019 e ficou exposta durante dez dias no gramado do CCBB, encantando os visitantes. “Professores e estudantes estão de parabéns, a exposição está linda!”, disse à época Marina Bicalho.

    Para o secretário do Meio Ambiente, Sarney Filho, o lançamento do catálogo virtual é uma ótima oportunidade de homenagear o cerrado. “Por meio das pinturas, as crianças e os jovens puderam conhecer melhor o bioma onde vivem, e, dessa forma, estão mais preparados para o que mais desejamos: o desenvolvimento sustentável do Distrito Federal”, lembrou ele.

    A criação do catálogo virtual contou com o apoio do CITinova – Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis, um projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês). No Distrito Federal, é executado pela Sema, no âmbito do GDF, e gerido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

    Varal de pinturas

    As pinturas foram realizadas sobre grandes peças de tecido, com imagens alusivas à fauna e à flora do Cerrado. Foram concebidas e executadas por alunos de escolas públicas do DF participantes do Projeto Parque Educador, uma parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a Secretaria de Educação e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

    O projeto, iniciado em 2018, recebe alunos nas unidades de conservação distritais, para a realização de atividades de educação integral, ambiental e patrimonial.

    O resultado foi realmente surpreendente, tanto pela qualidade e riqueza estética, quanto pela sensibilidade com que as crianças expressaram conteúdos de preservação da biodiversidade nativa e de alerta para o risco dos incêndios que destroem a vegetação e os animais silvestres do bioma.

    Com o catálogo, o público poderá ver o trabalho dos alunos participantes e se encantar também com a beleza das paisagens retratadas.

    No Parque Três Meninas, uma das unidades de conservação do DF, por exemplo, as turmas usaram tintas naturais, preparadas com diferentes solos do cerrado. Segundo a professora Tânia Borges, da Escola Classe 40 (Ceilândia), os alunos ficaram muito empolgados com o trabalho.

    “Gostaram demais de participar e de produzir as tintas. Ver de perto o resultado, não só deles, mas dos outros, é muito gratificante”, afirmou.

    Para a aluna do CEF 08, Adrielly Pereira, juntar-se aos colegas para fazer um trabalho coletivo foi o que mais chamou a atenção. “Antes de decidir o que íamos retratar, contamos uma história, visualizamos seus elementos e depois passamos para o tecido, tudo isso ao ar livre”, contou.

    * Com informações da Secretaria de Meio Ambiente

    Comentários

    - PUBLICIDADE -

    Notícias Relacionadas

    Beneficiários do Parque dos Ipês (Crixá III): reunião no próximo sábado

    A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab-DF) convoca os beneficiários do Crixá III a participarem  da constituição de condomínio e constituição da...

    Conselho de Segurança Alimentar quer ouvir a opinião da sociedade

    O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Distrito Federal (Consea-DF) quer ouvir a sociedade civil sobre a melhor aplicação das políticas públicas voltadas...
    - PUBLICIDADE -

    Últimas Notícias

    Espanha impõe bloqueio local para conter covid-19

    A região espanhola da Galiza, no noroeste do país, impôs restrições a cerca de 70 mil pessoas nesse domingo (5) após um surto de covid-19, um...

    PMDF recupera Scania Bitrem no valor de meio milhão em Águas Claras

    Os policiais do 17º Batalhão recuperam uma carreta Scania Bitrem na ADE, próximo a chácara 53, em Águas Claras, às 19h, desse domingo (05).A...

    PMDF apreende 40kg de pescado na DF-080 em Brazlândia

    Um homem foi abordado e autuado pelo crime contra os recursos pesqueiros, por volta das 16h de domingo (5), na DF-080, entrada do Núcleo...

    Saiba como estão os planos de retomada econômica em cada estado

    Duas semanas depois do primeiro levantamento da Agência Brasil sobre os planos de retomada econômica em cada estado da federação e no Distrito Federal, a...

    Operação Vita Salutem é realizada em Planaltina/DF

    Em Planaltina/DF, vários estabelecimentos comerciais foram fiscalizados durante a Operação Vita Salutem realizada na noite deste domingo (5). Uma ação conjunta entre a PMDF...