20.2 C
Distrito Federal
segunda-feira, 1 junho, 2020

As Quentes da Política do DF

Inquéritos das Fake News Oito deputados ligados ao presidente Bolsonaro são alvo da operação da Polícia Federal que investiga Fake News na internet contra os...
More

    SEMINÁRIO MOVIMENTARÁ PRÉ-CANDIDATAS NO CENÁRIO POLÍTICO DO DF

    - PUBLICIDADE -



    Estão abertas as inscrições para o SEMINÁRIO MAIS MULHERES NA POLÍTICA, edição 2017, com o tema “A Reconstrução do Voto”. O evento, que acontecerá nos dias 01 e 02 de dezembro, no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), é uma iniciativa da ONG Mulheres em Segurança, liderada pela ativista Beth Moreno, em parceria com a CLDF, Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Social e Direitos Humanos, Escola do Legislativo (ELEGIS-DF) e Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Legislativa do DF, entre outras.

    O objetivo do seminário é definir estratégias para ampliar a participação feminina na política e assegurar que um número cada vez maior de mulheres sejam eleitas no DF. “Nossa meta é possibilitar a eleição de doze mulheres deputadas distritais no Distrito Federal, ou seja, 50% das vagas da Câmara Distrital”, destaca a idealizadora, Beth Moreno.

    O debate movimenta as lideranças, estimula o protagonismo político e eleitoral das mulheres, alarga e difunde a consciência política e aprofunda os pilares da democracia, tendo em vista a construção de um País mais justo e igualitário.

    Para muitas mulheres, o seminário – que realizará sua segunda edição – é uma oportunidade única de troca de experiências, contatos e aprendizagem. Algumas passarão pela primeira candidatura. Justamente por isso, é preciso um posicionamento e uma reflexão profunda a respeito do papel social que a mulher vem desempenhando na sociedade brasileira.

    Com a proximidade das eleições gerais de 2018, a ideia do seminário, portanto, é contribuir positivamente para que no cenário do DF ocorra uma renovação política mais inclusiva e, de fato, leve as mulheres a ocuparem os espaços de poder, principalmente neste momento importantíssimo de grandes transformações no País.

    “Precisamos dar às mulheres condições mais reais na disputa, acabar com as candidaturas fantasmas e propor reformas desafiadoras que estimulem o empoderamento delas na disputa eleitoral”, enfatiza Beth. “Nosso principal desafio é eleger para a Câmara Legislativa mulheres que já estão transformando a realidade de seus bairros, suas comunidades”.

    No último dia, será produzida uma carta aberta estimulando a valorização do voto consciente e o reconhecimento da participação da mulher na política, da qualidade de sua representação como empreendedoras sociais, mães, executivas, donas de casa, e os reflexos positivos que as causas defendidas por elas trazem para a vida das pessoas e para as famílias brasileiras. Será lançada também a campanha “DOZE DEPUTADAS NA CÂMARA DISTRITAL“.

    A expectativa é de que o seminário reúna mais de 400 mulheres do DF e de todo o Brasil e, apesar do evento ser realizado em Brasília, a iniciativa ganhou projeção e está sendo aderida em outros estados brasileiros. O grande diferencial, segundo as pré-candidatas, é a promoção da amizade cívica entre os 35 partidos políticos do DF, pois todos serão representados no seminário.

    Programação e palestrantes

    O seminário MAIS MULHERES NA POLÍTICA acontecerá nos dias 01 e 02 de dezembro e será composto por 10 palestras. Cada painel envolverá de três a quatro palestrantes entre figuras públicas e pré-candidatas de diferentes partidos.

     

    A sessão solene de abertura contará com a presença do presidente da CLDF, Joe Valle, único homem convidado a compor a mesa; da Deputada Distrital e Procuradora das Mulheres na CLDF, Celina Leão; da Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Fátima Pelaes; da Secretária Adjunta da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Dra. Márcia Alencar; da Diretora da Escola do Judiciário da CLDF, Renata Fortes; e da Coordenadora do Grupo Mulheres em Segurança, Beth Moreno.

     

    Os temas abordarão assuntos como: Reforma Política Inclusiva; Quebrando Paradigmas – Mulheres que Ocupam Espaços Culturalmente Masculinos; Mazelas e Prejuízos Ante a Não Participação Feminina Partidária na Política; Mudança de Postura e Reconstrução do Voto; Mulheres Cristãs – Como Conciliar a Política; A Mulher Jovem – Perspectivas, Oportunidades e Desafios; etc. Haverá, ainda, mostra de vídeos, apresentação de canto, dança e estandes de partidos políticos.

    Entre as palestrantes confirmadas estão a ex-senadora Heloísa Helena (REDE-AL); as deputadas federais Shéridan Oliveira (PSDB-RR), Rosangela Gomes (PRB-RJ) e Soraia Santos (PMDB-RJ); a ex-ministra do TSE, Luciana Lócio; a Secretária de Esportes do GDF, Leila Barros (Leila do Voley); a Subsecretária de Política para as Mulheres (SEDESTMIDH), Raissa Rossiter; a vice-presidente da OAB-DF, Daniela Teixeira; a Coordenadora da Regional de Ensino do Núcleo Bandeirante, Francis Moreira; a primeira suplente a deputada distrital do PPL-DF, Jaqueline Silva; a Coordenadora do Movimento Acorda Sociedade, Dória Freitas; a Delegada Especial de Atendimento à Mulher, Dra. Sandra Gomes; entre outras.

    Serviço

    SEMINÁRIO MAIS MULHERES NA POLÍTICA

    Datas: 01/12 – das 11h30 às 18h e 02/12 – das 8h às 17h.

    Local: Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal – CLDF.

    Inscrições: realizadas gratuitamente no site da CLDF – www.cl.df.gov.br/elegis ou no local do evento.

     

    Assessoria de imprensa

    Christiane Guimarães

    +55 61 98426-1867

    [email protected]

     

    Comentários

    - PUBLICIDADE -

    Notícias Relacionadas

    - PUBLICIDADE -

    Últimas Notícias

    SP Leituras traz atividades online durante a pandemia

    Com o fechamento das bibliotecas públicas, a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura –, organização social sem fins lucrativos, traz uma...

    Homem com sete celulares é detido por receptação

    Um homem foi detido com sete aparelhos celulares de procedência duvidosa, no córrego Arrozal em Sobradinho. Policiais militares do Grupo Tático Operacional do 13º...

    Agência Brasil explica como declarar investimentos no Imposto de Renda

    Muitos novos investidores têm dúvidas sobre como descrever os investimentos na Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). No ano passado, houve busca maior...

    Homem é detido com três armas de fogo no Polo de Cinema

    Policiais militares do Grupo Tático Operacional do 13º Batalhão (Gtop 33) apreenderam três armas de fogo, por volta das 22h deste domingo (31), em...

    SP: prefeitura recebe protocolos setoriais para reabertura do comércio

    A prefeitura de São Paulo começa hoje (1º) a receber protocolos enviados por associações para verificar a possibilidade de reabertura de estabelecimentos comerciais dos...