Inêz Consuelo, no caixa, com gerente em sua loja no Boqueirão (Foto: Arquivo Pessoal)

Inez Consuelo da Rocha Folgoso, de 61 anos, é o cérebro e o coração por trás da Planeta Doce – Confeitaria e Café. A empresa já existe há 25 anos e possui, nada mais, nada menos, do que 40 funcionários registrados.

No especial ‘Empreendedoras de Sucesso’ você já conheceu um pouco sobre as opiniões de Inez com relação ao empreendedorismo feminino. Agora, você conhecerá um pouco sobre o case de sucesso que é a empresa administrada por ela em Praia Grande.

Conte um pouco da sua história profissional. Desde quando começou até chegar aos dias atuais.
Com o marido desempregado e um bebê pequeno, fui convidada por uma tia, pedagoga, para montar a primeira escola particular em Praia Grande. Sem dinheiro, vendi meu piano e entrei na sociedade. Inauguramos, em 1979, o Colégio Rodrigo Rocha, com apenas sete alunos e pré-escola. Toquei por 11 anos, fizemos implantação progressiva, primeira à quarta, quinta à oitava e segundo grau. Vendi, em 1990, com 673 alunos, pois resolvi acompanhar o marido, mudando para São Sebastião. Conduzi a Escola como uma grande família.

Trabalhei e me realizei demais. Em São Sebastião, depois de algumas lágrimas, por não ter trabalho, consegui uma licença de ambulante. Vendia conchas e caramujos, na feirinha, aos fins de semana. Apenas um ano depois, em 1991, voltamos para a Praia Grande. Como tinha aplicado todo o dinheiro da venda da Escola, lá compramos uma bela casa. Já em Praia Grande, o meu pai me ofereceu uma lojinha da Costa e Silva, só que estava em péssimas condições.

Então pedi um dinheiro emprestado, reformei, comprei meia dúzia de chicletes e bombons e inaugurei o Planeta Doce. Era uma bomboniere com o foco nas crianças. Em seis meses paguei o empréstimo. Dois anos depois, montei ao lado um sorvete por quilo, mas ficou muito poluído de ’quilos’ na cidade. Foi aí que montei o Planeta Doce Café. Logo, comecei a colocar algumas tortas e doces feitos pela minha mãe. E assim, há 25 anos, nasceu o Planeta Doce, com a missão de fazer crescer profissionalmente as pessoas que por lá passaram. Esse era meu sonho.

Quais foram as suas inspirações?
Meu pai e minha intuição.

Como e qual o motivo de ter surgido à idéia de você abrir a sua própria empresa?
A primeira, a Escola, foi o convite que recebi, junto com grande vontade de trabalhar com as crianças. A segunda, o Planeta Doce, por eu ter vendido a Escola (por sair da cidade) e, então, estar voltando e ter a oportunidade da loja vaga, que meu pai me ofereceu. Estudei as idéias de montar uma livraria, loja de brinquedos ou a bomboniere, sempre com a ‘criança’ na minha mente. Escolhi os doces. E de ‘bomboniere’ para ‘doceria’ fluiu naturalmente, já que eu adoro fazer doces e comer também!

Quais as principais dificuldades encontradas?
Na verdade, não vejo muito os fatos como ‘dificuldades’, mas sim como ‘desafios’. Isso me dá vontade de resolve-los. A dificuldade é ganhar a confiança do cliente. No percurso, é necessário driblar um ou outro funcionário que não vista bem a camisa.

A vida empresarial é composta de metas e desafios. Como fazer para se reinventar e aumentar seus resultados?
Soltando nossa criatividade e também observando as idéias já existentes e com bons resultados. Em todas as viagens que faço, sempre tenho um olhar para as idéias diferentes.

Inêz Consuelo na cozinha com sua equipe (Foto: Arquivo Pessoal)
Inêz Consuelo na cozinha com sua equipe (Foto: Arquivo Pessoal)

Qual o seu diferencial para outras empresas do mesmo ramo?
Não uso conservantes e tenho uma confeitaria realmente artesanal. Isso aumenta bastante a qualidade do produto, embora também o meu custo.

É possível vencer um momento de crise, como o enfrentado pelo Brasil atualmente, sem sofrer danos na estrutura empresarial?
Sim, mas não é fácil. Reestruturamos a empresa e, para isso, precisei trazer junto toda a equipe, com muita transparência e a colaboração de todos.

Qual a importância dos seus colaboradores para o seu sucesso?
Gigante. Dependo deles e, por isso, cuido muito deles, talvez mais do que do cliente. Costumo fazer muitas ações motivacionais. Dou prêmio em dinheiro e folga para as boas idéias; café da manhã especial; um dia no Wet’n Wild para quem não deu atestado ou falta; idas ao teatro em São Paulo e até já levamos três funcionários para quatro dias em Buenos. Mas isso foi há alguns anos.

Qual o segredo, se é que existe um, para se manter no topo?
Paixão pelo negócio.

Você tem planos para, futuramente, expandir os seus negócios? Como?
Não. Gosto do formato em que está. Apenas em um endereço, como o pastel de Belém. Quem quiser comer quentinho e original, tem que ir a Portugal. Assim, facilita a garantia da qualidade.

Inez Consuelo faz parte da Planeta Doce – Confeitaria e Café. A loja fica na Avenida Presidente Costa e Silva, 139, no Boqueirão, em Praia Grande. Informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3473 2943 ou (13) 3473 9682.

Inêz gosta muito de brincar com os filhos e com os netos (Foto: Arquivo Pessoal)