A Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do DF e Entorno (Asphor) e o Sindicato dos floricultores, fruticultores e horticultores do DF (Sindifort) está selecionando produtores interessados em produzir uva no Distrito Federal. A parceria do Sindicato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Geral (Senar-DF) vai levar assistência técnica para apoiar o cultivo.

A capital já tem 30 produtores e a presidente da Asphor e do Sindifort, Sandra Vitoriano, afirma que o DF precisa diversificar a produção. “Fechamos essa parceria para capacitar a área do DF na produção de uva. Quem entrar no projeto vai receber ajuda para produzir e empreender com qualidade, pois é um cultivo caro”, conta.

A vantagem de cultivar uvas em áreas de clima quente está na sua produtividade. “O clima frio do Rio Grande do Sul possibilita que se tenha apenas uma safra de uvas por ano. O Distrito Federal, por ter um clima mais quente, permite até duas safras. Temos um grande potencial para fruticultura pois a cidade produz menos da metade das frutas que consome e os cultivos implantados na região têm apresentado produção e qualidade cada vez maiores”, destaca Sandra.

Silvio Venturoli é um dos produtores que está apostando no plantio de uva. Em 2018, plantou meio hectare, o que corresponde a mais de 500 pés. Venturolli investiu em torno de R$9 mil na empreitada e pretende vender mudas e a fruta “in natura”. “Esse ano vai ser o primeiro de safra e estamos esperando paras enxertar novas mudas. Utilizamos a mesma tecnologia que está sendo empregada no vale do São Francisco”, explica o produtor que hoje usa uva de mesa, mas estuda o plantio de uva vitífera como a shirraz.

Venturoli explica que o investimento inicial no cultivo de uvas é alto. Ele alerta que é necessário investir em bons materiais, que deem a sustentabilidade necessária às parreiras, pois as frutas começam a crescer e a pesar. “Caso a estrutura não seja forte o suficiente, tudo pode vir abaixo”, salienta.

O superintendente do Senar -DF, Everaldo Firmino, disse que quase 90% da uva que entra no DF chega de outros estados. “Podemos aproveitar o potencial da fruta “in natura” e o da produção de vinho. Já temos um produtor do entorno que faz um vinho de qualidade. Vamos ajudar a estruturar esse grupo de produtores e fazer um levantamento da viabilidade econômica da produção”, explica. O Senar-DF vai oferecer assistência técnica, palestras e um levantamento de mercado para os produtores que aderirem ao projeto.
[12:53, 10/4/2019] +55 61 9653-8317: Oi Cris, estou freelando para essa associação de produtores e eles estão com esse projeto bem bacana em parceria com o Senar procurando produtores interessados na produção de uva, a ideia e fazer de Brasília um forte polo produtor. Se puder me ajudar na divulgação, agradeço de coração!qualquer dúvida é só chamar! meu nome é Michelle Horovits